*Atualização realizada no dia 15 de abril de 2024.
Por Thays Martins
Do RioMar Recife
Neste segunda-feira (15) é celebrado o Dia Mundial da Arte, mesma data em que nasceu o mestre italiano Leonardo da Vinci, responsável por fazer artes icônicas como “A Última Ceia”, “Homem Vitruviano” e a inesquecível “Mona Lisa”. Assim, o dia 15 de abril é uma oportunidade para evidenciar as diversas manifestações artísticas.
RioMar Recife dá início ao uso do novo sistema de estacionamento
Por aqui no RioMar Recife, um destino turístico da capital pernambucana, você encontra diversas obras de artistas locais e de amplitude mundial, como é o caso das obras de Francisco Brennand, um artista plástico pernambucano que foi ceramista e pintor, sendo considerado um dos maiores escultores do país, com obras espalhadas em todo o mundo.
Então, ao entrar no RioMar Recife é possível encontrar a “Coluna de pedras”, localizada na área externa da entrada principal, e o “Painel de cerâmica”, que estampa a área interna. Além dessas, é possível encontrar o famoso “Ovo Primordial”, que significa imortalidade, pois segundo Brennand, as coisas são eternas porque se reproduzem. O piso que cobre o Boulevard de Restaurantes, no L3, também é do ceramista.
Obras de Arte pelo RioMar Recife
Para além das obras de Francisco Brennand, o RioMar Recife também conta com obras de arte espalhadas pelo mall. Você encontra a obra Festa Religiosa, uma escultura feita por José Corbiniano, um artista plástico que fez parte do movimento de Arte Moderna do Recife na década de 1950.
Passeando pelo RioMar você também encontra as obras do artista plástico Mestre Joaquim, também conhecido como o Zezinho de Tracunhaém. Suas criações artísticas perpassam pela arte sacra, como é o caso da obra Árvore da Vida (próximo ao quiosque São Braz) e Sagrada Família (em frente ao Tapa de Cuadril), a estética armorial com seus Pinhais que podem ser observados pelo mall, além do artista também abordar o universo da cultura popular.
Outro artista presente no mall é Ivo Diodato, onde é possível perceber a referência que suas criações fazem das artes de Tarsila do Amaral, uma das artistas que marcam a pintura modernista. Assim, você observa essas nuances em Consciência, obra que está em frente a Gucci, no Piso L2, e na Dança de Miro com Maria Grande, em frente a Brooksfield Donna, também no Piso L2. Por fim, você pode conferir a obra Ferreira, em frente a Valentino, no Piso L2.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.