Dia da Música: o impacto de uma melodia
Foto: Pexels.

Dia da Música: o impacto de uma melodia

Por Beatriz Maia
Do RioMar Recife

Ela atravessa o silêncio e traz o conforto que só uma melodia é capaz de nos dar. No 1º dia de outubro é comemorado o Dia da Música. Essa data, estipulada em 1975 pelo Conselho Internacional de Música, orgão fundado com o apoio da UNESCO, busca não apenas ensinar, como mostrar a importância que a música possui em todos os setores da sociedade.

Como um bom livro de história, conseguimos conhecer o passado e até imaginar como será o futuro através da música. Ela está presente nos momentos de grande alegria como festas, shows, encontros, como também consegue muitas vezes ser a única ferramenta capaz de expressar os sentimentos da forma mais pura. Uma canção ou melodia te leva a lugares em todo o mundo, traz de volta lembranças de pessoas e lugares, mesmo assim, você sabe que todo dia existe uma possibilidade de conhecer uma banda, um artista ou composição que irá marcar a sua vida.

Além disso tudo, a música consegue facilmente influenciar nosso estado emocional. Em uma pesquisa encomendada pela Deezer, plataforma digital de streaming de áudio, a British Academy of Sound Therapy conseguiu monitorar a relação que a música possui com nossos sentimentos. Através de uma análise com 7.500 pessoas, foi descoberto que as pessoas devem escutar, em média, 11 minutos de um estilo musical para desfrutar dos seus efeitos terapêuticos. Esse é o poder da música.

MÚSICA NO RIOMAR RECIFE

Para quem já é familiarizado com os eventos do RioMar Recife, não tem como imaginar este espaço sem boa música preenchendo seus corredores. De produções realizadas no Teatro RioMar a shows que aconteceram no Piso L3, o RioMar sempre colocou uma coisa como prioridade no momento de escolher suas atrações: diversidade. Não só diferentes ritmos, como artistas de primeira.

Sempre com uma apreciação especial para o que faz a música nordestina ser tão querida, trazendo nomes como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Lenine, além de artistas como Fafá de Belém, Leoni, Jorge Aragão e grandes orquestras como a Academia de Ópera e Repertório, Coro Juvenil da Ópera de Papel e pela Sinfonieta UFPE.

 
 
 
 
 
 
 
 

RIOMAR JAZZ FEST

Uma das iniciativas de grande sucesso que procurou trazer diversidade musical para o mall foi o RioMar Jazz Fest. O ritmo original da cidade de Nova Orleãs, no Estados Unidos, já viajou o mundo inteiro e foi bem recebido no Recife. Já se passaram seis edições desse festival que preencheu o Piso L3 com boa música, contando com artistas nacionais e internacionais. Já passaram pelo palco nomes como o da britânica Jesuton, o guitarrista Kenny Brown e a banda nacional Uptown Blues Band.

Guitarrista Kenny Brown. Paloma Amorim/Especial RioMar Recife.
Cantora britânica Jesuton. Paloma Amorim/Especial RioMar Recife.

 

Ação Solidária em prol do Outubro Rosa no RioMar Online 

Deixe seu comentário