Cultura maker: ideias para reaproveitar itens caseiros
Foto: Pexels

Cultura maker: ideias para reaproveitar itens caseiros

O movimento da cultura maker apresenta o pensamento de que você mesmo é capaz de produzir, consertar ou criar seus próprios objetos. A ideia segue a filosofia “Do It yourself!” ou “faça você mesmo” com a perspectiva de independência individual na hora da criação. Bom, esse conceito tem sido aplicado no ramo da tecnologia com impressoras 3D ligadas a computadores e nas escolas como mais uma vertente didática para estimular a criatividade de crianças e adolescentes. Entretanto, outra área na qual a ação maker poder ser aplicada é dentro da própria casa reaproveitando alguns itens inutilizados.

4 alimentos orgânicos que promovem o bem-estar para cultivar em casa

Com embalagens de plástico, papelão e latas, por exemplo, é possível criar novas funcionalidades a esses objetos, seja para transformá-los em utensílios ou em peças decorativas. Então, para quem curtiu a ideia e deseja pôr a “mão na massa”, a equipe do Viva RioMar Recife partiu em busca de algumas dicas legais para você fazer em casa. Confira:

ORGANIZADOR FEITO DE LATAS

Uma ideia simples que pode fazer uma grande diferença: reutilizar latas. O item pode se tornar um pequeno porta-talher ou um organizador de mesa, por exemplo. E nem precisa de muita coisa. Para criar algo assim você só vai precisar de cola quente e barbante.

PORTA-LIVROS DE PAPELÃO 

Sabe aquela embalagem de sabão em pó que com certeza iria para o lixo? Pois bem, ela pode se tornar um belo porta-livros, que além de manter seus livros organizados ainda vai deixar o ambiente bem decorado.

DIVISÓRIAS DE GAVETAS FEITAS COM PAPELÃO 

Em vez de comprar aqueles organizadores de plásticos para servir de divisória nas gavetas, vale criar você mesmo as suas. Vai ser mais econômico e será possível utilizar todo o espaço da gaveta. Além disso, as divisões podem ser feitas de acordo com suas necessidades.

NICHOS DE PAREDE

As paredes são ótimos locais para trabalhar a criatividade. Uma das opções na hora de decorar esse espaço é criar os chamados nichos de parede. Eles podem ser construídos de várias formas e ter a funcionalidade que você preferir.

PORTA-SABONETE COM CAIXA DE SUCO E OUTROS ITENS PARA BANHEIRO

Na hora de pôr a “mão na massa”, a criatividade não pode ter limites. E se tem um espaço no qual é possível criar bastante coisas é o banheiro. Com itens caseiros, se pode construir peças decorativas, suporte para cosméticos e até porta-sabonetes.

E aqui vai um bônus. Além de reutilizar esses itens para adornar melhor sua casa, também é válido explorar espaços externos na criação de uma horta, por exemplo. A dica é aproveitar as sementes de frutas e vegetais que iriam para o lixo e plantar no quintal ou em pequenos vasos. Assim, além de estar exercendo sua criatividade, você também reduz a geração de resíduos orgânicos e alivia os aterros sanitários.

Empreendedorismo social: sustentabilidade começa nas pessoas

Deixe seu comentário