Com a palavra, os pequenos leitores

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Fotos: Acervo RioMar

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil! 📚 E você sabia que a data não foi escolhida por acaso? É que no dia 18 de abril também é comemorado o aniversário do escritor Monteiro Lobato. Ele se destacou entre as crianças – e entre os adultos também! – com as belas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, nas quais reinavam as aventuras de Emília, a boneca de pano falante.  E para comemorar a data, o Viva RioMar conversou com algumas crianças que, desde pequenas são amantes dos livros e adoram viajar no mundo das letras nas livrarias Cultura e Saraiva.

Beatriz Costa, 6 anos, é apaixonada por leitura. A pequena aprendeu a ler com 5 anos, mas sua interação com os livros vem desde os dois. Além de adorar as histórias de princesas, Beatriz destaca as aventuras do bruxo Harry Potter e o impactante enredo de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa que defendia a educação feminina.

Valentina Rosa, 3, é trazida pelos pais desde os dez meses de idade para as livrarias do mall. Sua mãe Ellane Kelly sempre estimulou a leitura, contando histórias para ela. Entre os preferidos de Valentina estão Pinóquio, Branca de Neve, Valente e Alice no País das Maravilhas. A menina sabe de cor e salteado as aventuras da sabida Alice, contando a historinha para a família sempre.

Julya Monteiro, 7, e Felipe Monteiro, 9, são irmãos e interagem com o universo dos livros desde muito pequenos. Cada um tem uma experiência com a leitura que marcou. Julya gosta quando sua mãe Fabíola Monteiroz faz competição de leitura durante a semana entre ela e o irmão. Eles têm que ler o máximo de livros que conseguirem em cinco dias. Quem ganhar, escolhe um filme para assistir no cinema durante o fim de semana. Já Felipe não esquece da viagem que fez nas férias junto com os coleguinhas da escola. É que eles fizeram uma tarde de leitura, em que cada criança levava seu livro preferido e lia para o amiguinho. No final, eles usavam fantasias e fantoches para encenar cada história. Além disso, eles adoram os gibis da Turma da Mônica e fábulas como o Leão e o Rato.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *