Por Thays Martins
Do RioMar Recife
O RioMar Jazz Fest chegou à sua 10ª edição com artistas de peso em três dias de uma programação repleta de diversidade cultural embalado na musicalidade. Desse modo, para além do palco do festival promovido pelo RioMar Recife, os artistas protagonizaram um bate-papo descontraído com os jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) sobre a vida artística e os principais desafios da profissão.
Dia das Mães RioMar: Sheyla Costa e Adilson Ramos na programação
Os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre a história de vida dos artistas que estão cheias de muita resiliência, sendo sustentadas pela vontade de viver um sonho que é viver da música.
Assim, Ivan Barreto, último artista campeão do reality “The Voice Brasil”, partilhou com os jovens a importância de ir agarrando as oportunidades que surgem para que algo maior seja conquistado. O artista tem como cidade natal Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e revelou que em alta temporada vendia picolé para ter arte do sustento garantido. “Vendia picolé na praia, mas no inverno trabalhava como servente de pedreiro. Era a oportunidade que tinha e me agarrava nelas. Vocês aqui [no IJCPM] tem uma oportunidade de ouro e devem se agarrar nela porque podem abrir portas.”
Eric Assmar é guitarrista, cantor, compositor, produtor, radialista e professor de guitarra, além de ser filho de músico. Ele foi um dos músicos que se apresentaram no festival e contou sua experiência com a música e sobre o apoio que teve dentro de casa para seguir na profissão de músico. Além disso, o artista reforçou “a importância de espaços como o IJCPM onde há pessoas que te apoiam e apostam na formação.”
Entre os artistas que marcaram presença no instituto está o norte-americano Karl Dixon. O cantor é ex-integrante de um dos mais famosos grupos vocais dos Estados Unidos, o Harlem Jubilees Singers, de Nova York, e abrilhantou a programação do último dia do RioMar Jazz Fest. Em um bate-papo com os jovens do instituto, Karl conversou sobre seu início de carreira no gospel e sobre sua segunda profissão, que é dentista. Essa conversa o integrou junto aos estudantes, os aproximando sobre a possibilidade de seguir duas carreiras, podendo aliar a paixão da música a uma outra profissão.
O assistente de coordenação do IJCPM, Geyson Stone dos Santos, destacou sobre a importância dessa troca entre os artistas e os estudantes do instituto. “A vinda dos artistas do RioMar Jazz Fest é uma possibilidade de inspiração para os jovens do instituto, trazendo para eles o pensamento de que a música também é uma possibilidade, que é possível sobreviver, ocupar e estar no Brasil ou em qualquer outro lugar que eles queiram estar através da música. Então, essas movimentações e trocas de experiências são uma possibilidade de inspiração.”
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.