Por Hana Pedrosa
Do RioMar Recife
O RioMar Recife recebe a exposição “100 anos de Corbiniano Lins – a festa” que celebra os 100 anos de idade que o artista faria neste ano de 2024. O evento está localizado na Praça de Eventos 2, que fica situada no Piso L1, e está disponível até o dia 30 de março de forma gratuita. Por isso, para os amantes da arte conhecerem um pouco mais sobre o artista, separamos diversas curiosidades da vida e das obras de Corbiniano Lins.
Corbiniano é pernambucano, nascido na cidade de Olinda em 1924, e é considerado um artista múltiplo pois desenvolveu habilidades sendo pintor, escultor, talhador, xilogravurista e serigrafista. Ele passeou por obras feitas em azulejo, barro, madeira e alumínio fundido – que é o grande destaque de sua carreira – durante 65 anos de trabalho artístico.
As obras de Corbiniano vão além de telas e espaços fechados, elas percorrem diversos bairros do Recife e fazem parte da decoração e cultura artística da cidade através de prédios, praças e locais públicos. Suas peças já foram expostas em galerias, museus e até salões de arte em vários estados do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. Além de sua arte ser apreciada na nação brasileira, Corbiniano levou seu talento para os EUA, Europa e Oriente Médio, tornando suas obras conhecidas internacionalmente.
A arte de Corbiniano se inspira na valorização e visibilidade das mulheres, na simplicidade do ser humano e no dia a dia da vida. Suas obras também permeiam por temáticas religiosas e culturais. Exemplo disso é o seu painel de azulejo na Av. Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, que retrata as Revoluções Pernambucanas de 1817, 1824 e 1848. O artista, inclusive, tem um espaço dedicado à Arte Moderna que ganhou seu nome: a Galeria de Arte Corbiniano Lins, no Sesc de Santo Amaro. Ele tem, também, um livro com sua biografia (Corbiniano Lins – um olhar sobre sua arte) e um longa-metragem apresentado nas telas do cinema que conta sua vida.
Vale destacar, ainda, que Corbiniano Lins foi um dos grandes artistas modernos, como Aberlado da Hora, Samico, Reynaldo Fonseca e Celina Lima Verde, e ingressou no Atelier Coletivo de Olinda, expondo peças e sendo aluno.
Assim, aproveite para conhecer a exposição no RioMar e conheça de perto a arte desse artista especial para Pernambuco.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.