Para quem ama as nuances da arte e da cultura, acontece neste sábado (19), às 16h, a tarde de autógrafos do livro “Da terra, o barro. Da arte, a vida”, de Marta Moura. O evento será na loja Sobrado 7, galeria de artes populares localizada no Piso L1 do RioMar Recife. O projeto enaltece a história e o processo artesanal do mestre João das Alagoas, reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas.
A obra sobre o mestre artesão, foi escrita pela jornalista, pesquisadora e mestra Marta Moura, que conta que a ideia de pesquisar surgiu quando ela começou a pensar em qual tema teria ramificações com o folguedo guerreiro de Alagoas. “Sempre fui engajada nas pesquisas acerca dos nossos folguedos, e após o lançamento do meu documentário sobre a ilustre mestra que tivemos em nosso Estado, a saudosa Joana Gajuru, me entrelacei nas narrativas das cerâmicas de João das Alagoas com o interesse em saber os motivos pelos quais ele retratava em suas peças temas como o guerreiro”, conta Marta.
Ela revela que nessa imersão das pesquisas analisou nove temas mais frequentes que eram demonstrados a partir das memórias locais de João. O processo de construção do livro contou com dezenas de viajens ao município de Capela durante dois anos, vindo a lançar primeiro, em 2020, um documentário respectivo ao tema que está disponível na plataforma do Youtube. Sendo assim, a autora percorreu todos os processos de confecção das peças de cerâmica, analisando os temas através do método iconográfico detalhando-os através da fotografia que resultou em um trabalho com mais de 40 registros autorais das peças de cerâmica.
Marta afirma que o processo foi muito prazeroso e encantador. “Estamos falando de uma das artes primitivas mais importantes da humanidade, onde podemos saber de nossa própria história e descendência no mundo através dos fragmentos cerâmicos que tanto são encontrados por arqueólogos”, pontua.
A tarde de autógrafos será um bate papo aberto com os participantes do evento, onde estarão presentes a escritora e o homenageado, João das Alagoas. A entrada ao evento é gratuita e seguirá o decreto vigente na cidade de Recife – PE.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.