Aromático e milenar: conheça a história do incenso
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

Aromático e milenar: conheça a história do incenso

Por Beatriz Maia
Do RioMar Recife

Você sabia que o incenso é uma resina aromática extraída das árvores? Muitas pessoas o utilizam pelos aromas e como forma de harmonizar o ambiente. Hoje, eles são sinônimos de um momento de calma e tranquilidade. Sabe por quê? Vamos voltar um pouco atrás e entender o que faz o incenso ser algo tão único.

Sua utilização já atravessou nações. Os primeiros registros vêm do Egito e da Índia. Era acreditado que a fumaça tinha uma ligação entre os homens e seus deuses. Para os hindus, babilônios e hebreus, o incenso era tido como oferenda. Na Grécia e na Roma Antiga, ele servia como forma de “exorcizar” demônios e cultuar os deuses do Olimpio. Já para os chineses, a queima da resina era uma forma de relembrar e valorizar o antepassados. Para os católicos, a queima de incenso está ligada a muitos rituais, como a benção do Santíssimo Sacramento, que acontece durante a missa solene. Ele também aparece na escritura sagrada, quando os Três Reis Magos oferecem incenso como um dos presentes para honrar o nascimento do menino Jesus.

Óleo essencial e floral: entenda a diferença

Ritual de autocuidado

Mesmo com diferentes finalidades, é possível achar um ponto comum na trajetória do incenso: uma forma de ligar o homem à divindade. Talvez você não procure usar para esses fins, porém, o incenso ainda simboliza um encontro consigo mesmo. Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, mostrou que a queima da resina do olíbano (árvore usada em alguns tipos de incensos) ajudam a diminuir a ansiedade e a depressão.

Portanto, é visível que mesmo depois de milênios, os incensos estão ligados tanto a espiritualidade como também ao bem-estar emocional de uma pessoa. Pode ser durante a meditação ou somente para perfumar o quarto, ao procurar o seu equilíbrio, encontre o incenso que te conforta.

Gostaria de algumas opções? No Mundo Verde, loja do Piso L1 do RioMar Recife, é possível encontrar uma grande variedade a partir de R$ 2.

Incensos disponíveis no Mundo Verde, Piso L1 do RioMar Recife.
Incensos disponíveis no Mundo Verde, Piso L1 do RioMar Recife.

*Preços e estoque são de responsabilidade das lojas.

Deixe seu comentário