Você sabia que a virada de ano na China é comemorada no dia 16 de fevereiro? Representado pelo cachorro, o ano 4716 do calendário chinês está sendo celebrado com muita festa, nesta sexta-feira. No Brasil, a comunidade oriental também celebra.

Muitos países do Oriente seguem o tradicional calendário, que é diferente do Ocidente. Cada ano é representado por um dos 12 animais que atenderam, segundo a tradição, ao chamado de Buda. O ano que começa nesta sexta-feira é um bom momento para mudar o estilo de vida.

As pessoas que pertencem ao signo do cachorro são as que nasceram em 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006 e 2018. Elas são conhecidas por serem leais e honestas, além de boas companheiras. Generosas e obstinadas, são, algumas vezes, egoístas.

Nesta época do ano, prédios e casas da China são decorados com o vermelho, para representar prosperidade. São lançados fogos de artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias.

A tradição também está presente na mesa. Na ceia, não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe, que representa dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti; e o talharim, que simboliza a longevidade.

No Brasil, muito da China está presente na decoração e na gastronomia. Vivem hoje no País mais de 200 mil chineses, mais de 80% em São Paulo. Bons comerciantes, esperam um ano próspero.