A importância da leitura na infância

A importância da leitura na infância

Neste mês de outubro, período dedicado às crianças, os pais podem aproveitar o momento para imergir no universo infantil e realizar atividades que permitam aos pequenos explorar a imaginação. Uma alternativa bastante eficiente e construtiva é o estímulo à leitura. Para saber mais sobre os benefícios que o hábito de ler pode trazer para a criançada, consultamos a professora Telma Ferraz Leal, ligada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que desenvolve pesquisas sobre alfabetização e ensino da língua portuguesa.

De acordo com a professora, “ler é uma forma de interagir no mundo, de conhecer diferentes culturas, diferentes modos de pensar sobre a realidade e ver além do que parece óbvio”, afirma.

Além disso, ela explica que “A criança, ao entrar no mundo da literatura, amplia suas capacidades de entender a natureza, a sociedade e as relações entre as pessoas. A literatura ajuda as crianças a vivenciarem emoções, expressarem sentimentos e tomarem consciência de seus medos e desejos. Por meio dos poemas, contos e outros textos ela se diverte, se emociona e aprende sobre a vida”, detalha Telma.

Outro fator importante para estimular a leitura na infância é que, segundo a professora, “Além de todos os ganhos relativos à natureza do texto literário, as crianças que têm acesso aos escritos desde cedo desenvolvem capacidades de compreensão de textos, de produção de textos e conhecimentos sobre a língua”, explica.

Por fim, Telma orienta que os adultos em casa, na escola e em outros espaços, como as bibliotecas, leiam para as crianças, conversem sobre os textos e estimulem a criançada a tentar ler. “Essas pessoas, desse modo, favorecem a entrada dos pequenos no mundo da escrita e da literatura. Dando acesso às situações de leitura desde cedo, os adultos ajudam as crianças a se tornarem leitoras para a vida”, conclui a professora.

Leia mais:

» Livros clássicos para a criançada ler e se divertir

» Brinquedos educativos para o mês das crianças

Deixe seu comentário