Uma tarde dedicada à cultura e à arte. O 7º Festival RioMar de Literatura tem início nesta sexta-feira (26), às 14h30, no Teatro RioMar. O evento vai contar com as participações especiais da atriz Fabiana Karla e do músico Petrúcio Amorim. A entrada é gratuita e sujeita à capacidade de lotação do teatro. Já a partir das 9h será possível a retirada dos ingressos.
Os homenageados
JOSÉ PAULO CAVALCANTI FILHO
Um dos mais recentes livros escritos pelo acadêmico José Paulo Cavalcanti Filho, que recebeu prêmio a as melhoras referências sobre o poeta português Fernando Pessoa, atualmente traduzido para diversos idiomas, intitula-se “Fernando Pessoa, uma quase autobiografia” (vencedor de vários prêmios, incluindo o Jabuti, o da Bienal do Livro e da Academia Brasileira de Letras; em Portugal, O Dario Castro Alves; na Itália, o II Molinello).
O livro sobre Fernando Pessoa é uma das mais completas obras sobre o poeta, que faleceu aos 47 anos, mas permanece vivo na descrição precisa e detalhista do escritor, nesta produção literária que conseguiu descrever com sensibilidade os personagens que habitaram o imaginário deste imortal.
Também são obras de José Paulo: “Informação e poder”; “O mel e o fel”; “Fernando Pessoa, o livro das citações”; “Somente a verdade” e “Adeus Penderama”.
MARGARIDA CANTARELLI
Uma das mulheres mais celebradas e admiradas no Brasil e Portugal, Margarida Cantarelli é presidente da Academia Pernambucana de Letras e, na sua gestão, tem movimentado a APL, com palestras, cursos e recitais. Juntamente com a equipe da APL, a escritora tem sido uma força na realização do Festival RioMar de Literatura. Entre seus livros estão “Rota Inversa, Descobrindo Portugal” e “Julgados e Escolhidos”, no qual a escritora revela com pleno conhecimento o contexto jurídico ou histórico de acontecimentos.
Margarida Cantarelli é mestra e doutora em direito, com cursos de especialização em relações internacionais no Instituto de Estudos Sociais, em Haia (Holanda), e em Direitos Humanos, no Colégio do México, entre muitos outros. Farão parte do painel sobre a escritora, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Alberto Gurgel de Faria, e a professora e ex-secretária de Edução de Pernambuco Creuza Aragão.
“Gutenberg deu a opção pelo livro impresso, hoje graças à tecnologia, a poesia, o romance, o conto, a crônica e, inclusive textos antigos, podem chegar com mais facilidade a um maior número de pessoas” destaca Margarida.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.