A terceira edição da Expo Preta RioMar aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto, sendo um projeto autoral que destaca a valorização da cultura negra, impulsiona o trabalho de pessoas afroempreendedoras e é realizado em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM). O evento contou com 24 estandes de pessoas afroempreendedoras oriundas de 14 bairros do Recife. As áreas de atuação também foram ampliadas, incluindo produtos naturais e para alimentação; entretenimento infanto juvenil; moda autoral/artesanal; serviços e produtos de beleza; e produtos e serviços associados à sustentabilidade.
Exposição ‘Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina’ é estendida
A abertura da terceira edição da Expo Preta RioMar recebeu a cantora Gaby Amarantos levando muita energia e animação para o palco do Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, na última quinta-feira (15). Assim, o show de Gaby celebrou a diversidade e a riqueza cultural com músicas que levaram o público ao êxtase. Ao som de sucessos de sua carreira como ““Xirley”, “Ex Mai Love”, “Me Libera” e “Ai ai ai Mega Príncipe”, a cantora fez o público levantar, cantar, dançar e aplaudir a energia contagiante da noite. Além do ritmo tecnobrega, a artista cantou Carimbó com um figurino deslumbrante e um balé performático.
A abertura do dia 16 contou com a playlist oficial “A coisa tá preta!”, a apresentação cultural do Dj Boneka e a oficina de Afrobetização Jogos de leitura e contação de histórias para grupos de estudantes da rede municipal e estadual. Ainda, no mesmo dia, a apresentação cultural de “Coco Abre Caminhos” animou a plateia, além de um debate sobre o Cine Barulho com Lucas Marçal. Outra atração da tarde foi o painel de conteúdo da “Juventude negra VIVA!”, tendo o início da noite agitado pela apresentação do “6ta MC”. E para finalizar a sexta-feira com chave de ouro, Márcia Castro levou grandes clássicos do Axé para o público dançar e cantar.
O sábado também foi pra lá de especial! A programação recebeu Vivi Silva falando sobre educação financeira, Brié Silva e Helayne Sampaio num bate-papo sobre saúde e corpo, e uma apresentação de Twerk Recife. Além disso, o dia 17 contou com o painel de conteúdo “Travestis negras vivas” com Jarda Araújo e Rainha de Recife, tendo mediação de Gaby Lima. E ainda na programação do sábado, o Afrobaile B2B Baile Charme esbanjou muito talento na pista da Expo Preta. Também, Dona Carmem Virginia partilhou com o público sua experiência enquanto empreendedora e chefe de cozinha. Por fim, a noite foi encerrada com história de Zezé Motta e músicas com a Dj Milena Cinismo.
No último dia, as apresentações ficaram por conta do Maracatu Porto Rico, Roda de Samba para o público infantil, painéis de conteúdos e desfile de moda com roupas criadas por afroempreendedores da comunidade.
Além de todas as atividades e apresentações no Piso L4 e L3, a Expo Preta contou também com a ativação do Camarim Expo Preta, no Piso Térreo, onde os serviços de tranças e penteados foram ofertados a partir de R$ 15. O trabalho do Camarim foi realizado pelos afroempreendedores Deh Chaves (@criolla_braids) e João Perfeito (@ateliet_mj).
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.