Por Júlio Rebelo
Do RioMar Recife
“Na velhice, permanecemos protagonistas das nossas vidas. A gente não se aposenta da vida; na verdade, a gente refaz a vida”
A frase é uma mensagem clara e direta sobre o protagonismo da pessoa idosa e sintetiza com precisão o que é estar entre as pessoas 60+. Liliane Longman, a dona da afirmação, explica: “Temos a consciência de nossa finitude, e não são mais os filhos que cuidam dos pais. Hoje, cuidamos de nós mesmos. Só precisamos de respeito e gentileza”, arremata Liliane, de 67 anos.
Novos projetos com essa idade? Claro que sim! Junto com mais quatro amigas criaram a Geração Xmais. O grupo data de 2018 com o objetivo de engajar a sociedade para olhar e viver o envelhecimento desconstruindo crenças e preconceitos contra quem envelhece.
Para não deixar dúvidas, Cecília Freitas, co-fundadora do movimento, resume: “Faz parte da nossa luta mostrar para todo mundo que estamos vivas. Temos produtividade, trabalhamos e somos úteis”, destaca a publicitária de 72 anos.
Os números corroboram com o que Cecília afirma. De acordo com os dados da SeniorLab, os 60+ foram responsáveis por 13% do PIB nacional em 2019. E mais: 25% dos lares brasileiros têm como única ou principal fonte de renda uma pessoa com mais de 60 anos, segundo informações do Pnad IBGE/Dieese.
Para além dos números, há algo de ainda mais valor. “A nossa memória. É impossível apagar o que vivemos, e o que, portanto, podemos ensinar. Sou feliz pela nossa geração, que presenciou a valorização da liberdade depois de ter passado pela ditadura. Vivemos a eclosão do cinema e da música, e deixamos como herança esse legado cultural riquíssimo”, ressalta Célia Longman, empresária de 67 anos e que também faz parte do grupo Geração Xmais.
Para o futuro, a certeza de uma transformação inevitável. A expectativa, de acordo com o IBGE, é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais chegue a 58,2 milhões em 2060, no Brasil – o equivalente a 25,5% da população. Hoje esse número é de 34,4 milhões. Para o mundo, as projeções feitas pela ONU estimam que o número de pessoas 60+ duplique até 2050.
Sobre esse cenário, a GeraçãoXmais é otimista. “Com o diálogo crescente entre as gerações, percebemos um intenso compartilhamento de informações e conhecimentos. Assim como uma onda, é impossível parar esse movimento. Vai haver um fortalecimento cada vez maior de união entre todas as faixas etárias. A tendência é todo mundo se ajudar com muito carinho”, sentencia Célia Longman.
Por toda a relevância do assunto, o Grupo JCPM lança uma campanha pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado neste dia 1º de outubro. A ação ocorre em quatro cidades, através dos shoppings, e está inserida no calendário anual de iniciativas da JCPM sobre Inclusão e Diversidade – hoje amplamente debatidas na empresa.
Em Pernambuco, o RioMar Recife – cuja equipe foi responsável pela concepção da campanha – irá expor as peças nos espaços públicos. Devido à pandemia, optou-se por não promover grandes debates com participação do público, valorizando o assunto nos canais de comunicação. Além do RioMar Recife, fazem parte da campanha os shoppings RioMar Fortaleza, Kennedy, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, RioMar Aracaju e Shopping Jardins.
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