Dia Mundial do Meio Ambiente: recrie seu mundo com os 5Rs da sutentabilidade
Foto: Getty Images

Dia Mundial do Meio Ambiente: recrie seu mundo com os 5Rs da sutentabilidade

Por Jussara de Paula*

Em muito se fala sobre preservação ambiental e sustentabilidade devido ao impacto que nós causamos. Com esses assuntos relacionados à preservação, surgiram os chamados Rs, como diretrizes para o alcance da sustentabilidade ambiental. Baseado particularmente em ações comportamentais, visa direcionar nossos pensamentos em como podemos melhorar nosssa relação com o meio ambiente. Diante disso vamos apresentar algumas destas iniciativas tão importantes e praticáveis em nosso dia a dia. Vamos começar?

RECICLAR

Imprescindível de colocar em prática o mais rápido possível, a reciclagem consiste na transformação do resíduo sólido em um novo produto.Assim, podemos, por exemplo, fazer a separação de nossos resíduos para reciclagem incentivando essa ação. Além de contribuir para diminuição do uso de água e matérias-primas, proporciona a economia circular, com a geração de emprego e renda para os catadores . A coleta seletiva deve fazer parte da realidade de todos já que, dessa forma, contribui para acelerar o processo de valorização do produto para a comercialização por parte desses trabalhadores.

REUTILIZAR

A ação da reutilização é a que mais precisa ser colocada em prática por nós. Trata-se de evitar que vá para o lixo tudo aquilo que pode ser reaproveitado na mesma ou para outras funções. Reutilizando materiais que seriam descartados para o aterro, você estará aumentando a vida útil deste material e também do local onde ele seria descartado. Use sua criatividade para transformar seus produtos a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, entre outros. Diversas fontes de informação ensinam novas utilidades que podem ser aplicadas em casa e no seu dia-a a dia. As empresas também podem buscar a utilizar esse R da sustentabilidade, uma vez que esta ação ajuda a diminuir custos de aquisição de novos recursos.

REPENSAR

Antes de adquirir algo, é importante calcular todo o ciclo de vida do produto, desde a sua produção até o seu descarte, avaliando principalmente, sua rotulagem ambiental. Com esse hábito , além de ajudar minimizando os impactos no meio ambiente, esta ação reflete também no seu orçamento. Além disso, é importante exigir das empresas que repensem a viabilidade de suas embalagens, uma vez que ela também se torna responsável pelos impactos no meio ambiente em sua produção. Esses e outros questionamentos podem nos levar a ações que melhorem a qualidade de vida para todos.

REVITALIZAR

Você já pensou o quanto de impacto positivo essa ação pode gerar? Dessa forma, contribuir para a preservação de rios, matas e outros locais, como praças, parques e ruas, evitando o descarte inadequado de resíduos, apoio de ações de plantio, adoção de uma horta comunitária ou a construção de uma horta em casa proporcionam a revitalização dos recursos naturais e o exercício da coresponsabilidade ambiental.

RESPEITAR

Respeitar as cadeias de consumo, praticando a sustentabilidade em todos os seus processos. Desde a fabricação até o descarte, é importante observar e entender que em todas estas etapas há a existência do protagonismo cidadão. Desta forma, contribuir para que seja viável é entender que nenhuma ação se torna isolada em se tratando de cuidados com o planeta e com os que dela fazem parte. É preciso praticar os chamados dos Rs, que nos convidam a mais uma vez rever novas formas de mellhorias para a cidadania planetária.

Como praticar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário