Por Jussara de Paula*
Você já avaliou o impacto que suas ações podem causar no meio ambiente? Realizar a separação dos materiais e ficar atento à coleta seletiva é algo que já faz parte do seu dia a dia? Você sabe qual é o destino do que você descarta?
Essa são perguntas que deveriam ser feitas por todos, afinal, a responsabilidade com o seu resíduo não acaba quando o entregamos para os serviços de coleta. É preciso saber o que é feito com esse material e se o destino gerado em nossas casas e locais de convivência é ambientalmente adequado e responsável.
Pensando nisso, vamos explicar qual o caminho percorrido de alguns resíduos gerados no RioMar Recife após a coleta para que se possa entender o tratamento dado a cada material descartado nos locais . Continue a leitura e saiba mais!
PILHAS
Os papa-pilhas estão localizados próximo às lojas Riachuelo (Piso L2), Lojas Americanas, Le Biscuit e Kalunga (todas no Piso L1). No Piso L3, próximo ao restaurante Austrália, também existe um coletor.
Após o envio para as empresas recicladoras credenciadas, as pilhas são trituradas, tendo alguns de seus componentes separados, como o zinco e o lítio. Em seguida são submetidas a um processo de reação química e térmica, cujos materiais serão utilizados na forma de corantes e pigmentos e recuperadas a matéria-prima para outros processos industriais e confecção de novas pilhas.
RESÍDUOS RECICLÁVEIS
Os materiais descartados nos coletores de resíduos recicláveis disponíveis no corredores do shopping são encaminhados à área de triagem. No local, são separados, enfardados na Central de Resíduos do RioMar e comercializados pelas Cooperativas de Catadores. A renda é revertida para cerca de 28 famíias destes trabalhadores.
ÓLEO VEGETAL
O material é coletado semanalmente por empresas certificadas nos restaurantes e serviços de alimentação localizados no shopping, sendo então submetido a filtragem, retirada de partículas e outros processos químicos. O óleo recilclado é utilizado pelas indústrias de material de higiene (sabão em barra) a fabricação de biodiesel.
Embora, aparentemente simples, essas práticas são poderosos instrumentos para se evitar a utilização do aterro sanitário e, consequentemente, uma ação de cidadania que favorece a preservação do meio ambiente. Além disso, entender as cadeias da reciclagem permite valorizar todos os protagonistas do desenvolvimento sustentável.
Que tal fazer parte dessa nova perspectiva de mudança?
*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.