Por Júlio Rebelo
Do RioMar Recife
Tudo que parece ser abundante pode dar uma falsa impressão de durar para sempre. É assim com as florestas, que veem cada vez mais o homem retirar suas madeiras, e tem sido assim com os recursos hídricos, que sentem a perda da água a cada ano. E se o uso desses recursos continuar dessa forma? É fácil prever o que irá acontecer no futuro com um resultado bastante desastroso. Portanto, é justamente a consciência sobre a importância de sua preservação, que uma palavra aparece para guiar empresas e pessoas preocupadas com o planeta: sustentabilidade.
Foi pensando nela que datas como o Dia Mundial da Água, celebrada nessa segunda-feira (22), se fazem ainda mais importantes. O RioMar Recife, por exemplo, possui uma série de premissas socioambientais, que atuam no gerenciamento responsável dos recursos naturais.
Dentre as principais práticas estão:
» Monitoramento dos níveis internos de CO2 para tratamento e controle do volume de ar externo de renovação em função da ocupação do shopping;
» Captação da água da chuva na cobertura do edifício, utilizada nos sistema de irrigação dos jardins e bacias sanitárias.
» Recolhimento da água de condensação do sistema de climatização e reutilização nas torres de resfriamento.
» Utilização de sistema a vácuo, possibilitando a redução de mais de seis milhões de litros de água nas bacias sanitárias, comparado a um sistema convencional;
» Redução de custos de energia em comparação ao sistema convencional entre 10h e 17h, devido à utilização de arquitetura biodinâmica, diminuindo a irradiação de calor para dentro do ambiente e englobando o empreendimento a paisagem local;
» Parceria com cooperativa de catadores na gestão da Central de Recicláveis, que segrega mensalmente cerca de 55 toneladas de materiais recicláveis e resíduos orgânicos para compostagem e produção de adubo utilizado nos jardins do RioMar.
E sabe o que mais? Em 2018, o Grupo JCPM lançou o Manifesto de Sustentabilidade, que alinha todos os empreendimentos do grupo em prol das práticas sustentáveis. Com o posicionamento “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”, o documento move não somente suas empresas diretamente participantes, como também todos os demais parceiros. Como bem frisou, à época, a Diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lúcia Pontes:
“Inspirar as pessoas a adotarem atitudes cotidianas, de forma simples, mas que têm impacto positivo para um amanhã sustentável”
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.