Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife
Dentre as inúmeras manifestações artísticas espalhadas pelo Brasil, o Maracatu Rural se tornou uma das expressões mais signficativas da cultura nacional. Também conhecido como Maracatu de Baque Solto, o movimento teve início na Zona da Mata Norte de Pernambuco e, diferente do Maracatu de Baque Virado que surgiu a partir de escravos, foi criado já no período da república por homens livres. Outro elemento que diferencia essas duas modalidades é que o Baque virado se pauta essencialmente nos sons de percursão, já o Solto não tem, de certa forma, um toque fixo.
“Nascida na Zona da Mata, principalmente na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Maracatu Rural é uma manifestação que surgiu já a partir da República, ou seja, foi criada por homens livres que, a partir do Caboclo de Lança, se juntaram com outros personagens da cultura popular como o Mestre de Apito e o casal Mateus e Catirina para dar origem a esse movimento”, nos conta Afonso Oliveira, curador da Mostra Cultural – A Magia do Canavial.
E para você que deseja imergir ainda mais nesse universo, acontece no Piso L3, no RioMar Recife, a “Mostra Cultural – A Magia do Canavial“. Por lá é possível passear pela história que envolve ritmos músicais, danças, trajes, personagens e aspectos religisos.
RioMar recebe Mostra Cultural em homenagem ao Maracatu Rural
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.