Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife
Os desenhos animados sempre nos presentearam com tramas baseadas na intriga de dois personagens. A título de exemplo podemos citar Piu Piu e Frajola, Papa-Léguas e Coyote, Zeca Urubu e Pica-pau. Essas produções marcaram a infância de muita gente, no entanto, a queridinha do momento tem sido a lendária rivalidade entre Tom e Jerry.
É que o novo longa “Tom e Jerry – O Filme” já levou milhares de pessoas ao cinema desbancando “Mulher-Maravilha: 1984” e assumiu o posto de maior bilheteria nacional. Mas você sabe como o gato e o rato mais famosos da televisão foram criados? É isso que a gente te conta agora, se liga!
Tudo começou quando o produtor Fred Quimby pediu para que William Hanna e Joseph Barbera criassem um curta-metragem de animação. Daí veio a ideia: cenário doméstico e um gato estabanado que vive tranquilamente até que um ratinho esperto resolve tirar sua paz tentando roubar os queijos que a dona de Jasper tem em casa.
Isso mesmo, você não leu errado, é que a princípio a duplinha se chamava Jasper e Jinx e o longa tinha o nome de “Puss Gets the Boot“. Então, em 1940 estreou no cinema o que viria a se tornar uma das rivalidades mais clássicas das animações. Em 1965 os curtas foram adaptados para a televisão sendo transmitidos, inclusive, em alguns lugares da Europa. A obra recebeu vários prêmios, incluindo o Oscar de melhor curta-metragem de animação e, segundo a revista Time, foi eleito o melhor desenho animado de todos os tempos em 2020.
No Brasil, Tom e Jerry estreou em TV aberta no início da década de 70 pela Rede Globo e, de cara fez o maior sucesso entre os pequenos. Depois de passar pelas mãos de inúmeros produtores e companhias hoje a animação pertence a Warner Bros. Pictures.
E aí, curtiu? Então aproveita para assistir ao filme que está em exibição no Cinemark Recife, Piso L4, no RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.