Por Júlio Rebelo
Do RioMar Recife
O que um ano como 2020 exigiu de nós? É possível ter várias respostas para uma pergunta tão subjetiva assim. Provavelmente, as palavras “força”, “resiliência” e “fé” estarão na maioria delas. No entanto, podemos ter uma ideia mais profunda conhecendo os livros que foram lidos no período. Afinal, o tipo de conhecimento buscado pelos leitores é um recorte dos anseios da sociedade. Por isso, nossa equipe foi à Livraria Cultura, Piso L2 no RioMar Recife, e traz agora os cinco livros mais vendidos do ano:
The Feminist Tea ensina sobre o feminismo na Livraria Cultura
Buscamos cura!
Os sintomas mais comuns do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) são bem conhecidos, mas como identificá-lo e saber a hora de procurar ajuda profissional? A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva esclarece essas e muitas outras dúvidas em “Mentes inquietas”.
O livro traz um capítulo dedicado ao transtorno em crianças, com informações úteis para pais e professores, ajudando a diferenciar a agitação natural das crianças de sintomas que exigem acompanhamento profissional.
Também aborda como o TDAH pode afetar a vida das mulheres, acostumadas à jornada múltipla e desempenhando os papéis de esposa, mãe, profissional e dona de casa simultaneamente.
Sem tratar o transtorno como um problema, a Dra. Ana Beatriz destaca como as pessoas com TDAH geralmente são criativas, muito ativas e capazes de ser hiperconcentrados em temas e atividades que lhes despertam interesse.
Nos interessamos por política
Uma análise crua e perturbadora do fim das democracias em todo o mundo. Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – dois conceituados professores de Harvard – respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível. Para isso comparam o caso de Trump com exemplos históricos de rompimento da democracia nos últimos cem anos
E alertam: a democracia atualmente não termina com uma ruptura violenta nos moldes de uma revolução ou de um golpe militar; agora, a escalada do autoritarismo se dá com o enfraquecimento lento e constante de instituições críticas – como o judiciário e a imprensa – e a erosão gradual de normas políticas de longa data.
Sucesso de público e de crítica nos Estados Unidos e na Europa, esta é uma obra fundamental para o momento conturbado que vivemos no Brasil e em boa parte do mundo e um guia indispensável para manter e recuperar democracias ameaçadas.
Procuramos por biografias inspiradoras!
Um relato íntimo e fascinante da história em formação — feito pelo líder que nos inspirou a acreditar no poder da democracia. No comovente e aguardado primeiro volume de suas memórias presidenciais, Barack Obama narra, nas próprias palavras, a história de sua odisseia improvável, desde quando era um jovem em busca de sua identidade até se tornar líder da maior democracia do mundo.
Obama conduz os leitores através de uma jornada cativante, que inclui suas primeiras aspirações políticas, a vitória crucial nas primárias de Iowa, na qual se demonstrou a força do ativismo popular, e a noite decisiva de 4 de novembro de 2008, quando foi eleito 44º presidente dos Estados Unidos, o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais alto do país.
Tentamos entender a economia…
Uma síntese magistral do que a melhor economia da atualidade tem a dizer sobre os desafios fundamentais de nosso tempo. Neste livro lúcido e revolucionário, Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo — ganhadores do prêmio Nobel de economia de 2019 — apresentam o que os melhores economistas de hoje têm a dizer a respeito das questões fundamentais que desafiam as sociedades. Criativo, instigante e urgente, o livro oferece argumentos a favor de intervenções inteligentes e de uma sociedade participativa.
Por fim, pensamos em nos conhecer enquanto seres humanos!
O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie.
*Preços e estoque são de responsabilidade das lojas.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.