Mutatto inaugura primeira loja no RioMar com cafés especiais
Foto: Mutatto/Reprodução do Instagram

Mutatto inaugura primeira loja no RioMar com cafés especiais

Por Júlio Rebelo
Do RioMar Recife

Cafés especiais e culinária especial. Ali no Piso L2, pertinho da Riachuelo, a Mutatto acaba de chegar ao RioMar, inaugurando a primeira unidade física da marca. Vem com o conceito de cafeteria feita por apaixonados por café. E para tanto, a casa conta com a consultoria e assinatura do barista Gabriel Guimarães, da Unique Cafés, campeão brasileiro Coffee In Good Spirits 2019. Nossa equipe bateu um papo muito legal com o especialista, natural de São Lourenço, em Minas Gerais, estado reconhecido pela excelência em grãos de café.

Foto: Gabriel Guimarães/Reprodução do Instagram

Gabriel começou a conversa contando um fato inusitado. Na verdade, sua infância foi marcada pelo contato com a produção de cachaça, ofício do seu avô. “Assim como a maioria das pessoas, minhas primeiras experiências com o café não foram saborosas, já que na nossa casa os grãos consumidos não eram da melhor qualidade”, revela o barista. Ele também explica que isso acontece devido à falta de conhecimento sobre o tema. “O conhecimento sobre o café ainda não é suficientemente disseminado, e, portanto, muitos se acostumam com um grão de baixa qualidade. É como se a gente precisasse enfrentar o café, ter que tomar a bebida para trabalhar, para não dormir e ainda com açúcar para disfarçar o amargor”, conta Gabriel.

Foto: Gabriel Guimarães/Reprodução do Instagram

“O café especial é uma bebida que traz prazer”

Não precisa de açúcar. Sim, o café especial já contém em si o açúcar natural, próprio do grão. É uma das características que faz a bebida ser de qualidade. “Aqui na Mutatto, nosso foco é na experiência do cliente. Ele vai ter o ritual de tomar um excelente café, que assim como na casa de vó, será filtrado na hora, mas de um jeito completo, com matéria-prima de qualidade, técnica e requinte”, destaca o especialista.

“O café é uma bebida democrática”

Pois é. Gabriel afirma que hoje é possível tomar um café vencedor de concurso, feito de grãos especialíssimos, a um custo-benefício muito em conta. “Além disso, quem visitar a Mutatto, vai se deparar com profissionais apaixonados por café, que vão dar dicas sobre os grãos, modos de preparar a bebida e trocar ideias sobre esse momento especial”, disse Gabriel. Ele ainda conta que vai ser possível, inclusive, comprar os grãos e levar para casa, assim como os equipamentos de preparo.

Foto: Gabriel Guimarães/Reprodução do Instagram

E para finalizar, Gabriel deixa para nosso leitor algumas dicas de preservar o sabor do café. “Tudo começa na escolha dos grãos e por isso vale a pena ficar ligado na embalagem e nas informações que vêm nela, como a origem do café, por exemplo. Outra dica importante é limpar bem o papel onde o café será filtrado e prestar atenção na temperatura da água, que deve ser em torno dos 96 graus Celsius”, ensina Gabriel.

Prepare o lanchinho da tarde com café e biscoitos

Deixe seu comentário