Seja para marcar um momento descontraído ou até mesmo um lanche com a família em casa, podemos dizer que o hambúrguer é o tipo de comida que une o mundo em torno do sabor. Afinal, a receita de uma carne bem grelhada, com queijo, um molho especial e salada é produzida tanto nas maiores redes de fast foods do planeta, como na cozinha de qualquer pessoa. E é claro que uma refeição amada por tantos teria um dia especial: 28 de maio, Dia Mundial do Hambúrguer.
Com essa data especial bem pertinho, o Viva RioMar traz algumas curiosidades para testar seu conhecimento sobre essa comida de dar água na boca. Dá uma olhada:
Hora da pizza! Escolha a sua e receba em casa com frete grátis
Ele é original da Mongólia
De acordo com os historiadores, a ideia de uma carne compressada surgiu a partir dos mongóis no século 13. As tropas mongóis eram enormes e para cuidar da alimentação de todos, os soldados transportavam carne entre a sela e o lombo do cavalo . Assim, a peça virava uma pasta que logo depois era moldada em forma de bolas achatadas.
Por que Hambúrguer?
Bem, quando a invasão dos Tátaros chegou até a Europa, levaram consigo a receita dessa carne amassada que já havia virado costume. Com o passar dos anos, na cidade de Hamburgo, na Alemanha, já no século 17, um açougueiro decidiu replicar a técnica, porém com carne moída e temperada, o que não demorou para se popularizar pela cidade.
Símbolo norte americano
Com a chegada dos imigrantes alemães nos Estados Unidos, o bife de carne moída tomou conta das rus de Nova York, até que um restaurante, o Del Monico’s, serviu pela primeira vez o “sanduíche de hambúrguer”, em 1836. Anos depois, restaurantes como White Castle e Mc Donald’s foram surgindo e popularizando o que hoje é conhecido mundialmente como o hambúrguer tradicional.
Chegada ao Brasil
Só na década de 50, com a chegada do jogador de tênis estadunidense-brasileiro Robert Falkenburg, o Brasil teve sua primeira lanchonete em estilo americano: a Bob’s. Lá, o hambúrguer não era a única novidade. A lanchonete trouxe também outras delícias dos Estados Unidos: o milk shake e o sundae.
Hambúrguer é nutritivo
O pão é fonte de carboidrato, a carne mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. Alface e tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas, é importante reforçar que mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, não se deve esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.
O maior hambúrguer do mundo
O Mallie’s Grill & Bar, um restaurante de Detroit, nos Estados Unidos, é o responsável pelo hambúrguer que pesa 813 quilo. O sanduíche é reconhecido pelo Guinness Book, o livro de recordes, como o maior do mundo.
Legal, não é? Agora que você está por dentro dessa delícia, que tal experimentar os mais diversos tipos encontrados no RioMar Online? Basta acessar o site.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.