Subir e descer ladeiras no ritmo de frevo é uma maratona. Literalmente! Cerca de 800 calorias são gastas num só dia de Carnaval. Associando esse exercício às inclinações das ladeiras, o gasto calórico pode ser ainda maior. Há foliões que procuram as academias para tentar entrar em forma à qualquer custo nesta reta final. E é aí que mora o perigo: pensar que o condicionamento físico pode vir de uma hora para outra. Com o objetivo de alertar para falsas soluções imediatas e evitar machucados, a professora da Cia Athletica Cristiane Monteiro dá dicas de como se alongar para o período de Momo e quais os exercícios indicados para quem quer começar a vida fitness.
De acordo com a personal, mesmo faltando um mês, ainda dá tempo de começar a desenvolver condicionamento físico para encarar os quatro dias de festa, mas o milagre não existe. “Nem tudo está perdido. É necessário ir aos poucos e levar a rotina de exercícios para a vida. Mas o folião tem que saber que ele não vai conquistar o corpo dos sonhos ou a resistência física em algumas semanas, mas ainda pode aumentar a disposição e melhorar a respiração para os dias de festa”, explica.
Nada de ir com toda sede ao pote. Cris alerta para as lesões e dá dicas de como evitar que um acidente acabe a festa antes da hora: “O alongamento do quadril e tornozelo é essencial para evitar alguma distensão muscular, lubrificar as articulações e trazer flexibilidade para aguentar o frevo. Com cuidado, dá para brincar tranquilamente os quatro dias”, explica. No mais, é só aguardar ansiosamente os primeiros acordes de Vassourinhas e gastar toda a energia que puder, respeitando seus limites.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.