Por Cintia Tereza*
Acreditamos que os anjos voam porque têm asas.
Os anjos voam porque se fazem leves. (Anônimo)
Imagine que alguém saiu do seu próprio caminho para fazer alguma coisa positiva por você. Sua vizinha, amiga, se oferece para cuidar dos seus filhos por algumas horas durante a manhã. Seu companheiro(a) prepara o seu café da manhã e organiza as crianças para levar a escola só para que você possa descansar mais. Um atendente de uma loja é especialmente gentil enquanto você faz uma troca complicada. Somos gratos pelo ar que respiramos, pelas pessoas que nos amam e que amamos ou simplesmente por ter um lugar confortável para que possamos descansar enquanto estamos cansados. A gratidão surge quando apreciamos algo que aparece na nossa frente como um presente a ser cuidado com carinho. Ela abre e enche nosso coração de emoções positivas e a experiência dessas emoções é fundamental para nossa felicidade.
O nosso cérebro possui uma neuroplasticidade onde podemos criar hábitos para que ele busque ativamente mais positividade. Podemos definir o foco de atenção do nosso cérebro, e, portanto, quando o nosso foco é positivo temos mais chances de encontrarmos no nosso dia a dia respostas também positivas, ou simplesmente vermos o lado bom das coisas. Via de regra, sem o nosso esforço, a tendência é o nosso cérebro focar no que deu errado, o que deixei de fazer ou no que perdi. Quer um exemplo? Quando foi que alguém te ligou e disse: “precisamos conversar” e você pulou de alegria achando que seria uma conversa maravilhosa?
Podemos criar novas conexões cerebrais ou fortalecer as existentes que nos direcionem a olhar o lado positivo das coisas. Na nossa vida vão continuar existindo coisas ruins e situações difíceis, mas, ao mesmo tempo, muitas coisas boas nos rodeiam e estamos tão habituados à sua presença que deixamos de reconhecê-las ou de valorizá-las.
“Quando apreciamos o que é bom, o que é bom aprecia” Tal Ben-Shahar. Em outras palavras aquilo que focamos se expande!
Praticar gratidão é uma das formas mais poderosas de gerar emoções positivas e construir mais resiliência. Esta prática já tem benefícios comprovados na saúde física (imunidade e até indícios de aumento de longevidade), mental e emocional.
Pratique gratidão!
O desafio é simples: mantenha um diário de gratidão por 30 dias consecutivos sem interrupção. Pode ser um caderno, smartphone ou até um post it colorido lançado num vaso de vidro, registre diariamente 3 coisas que aconteceram no seu dia que você deve agradecer. Ao escrever lembre do momento e o que fez você se sentir grato. “Agradeço pelo beijo do meu filho que fez questão de me dar antes de sair de casa, ao invés de “agradeço meu filho”. Perceba o que move você a se sentir grato, qual o valor ou sentimento que foi gerado. Pense em pessoas agradecendo às suas atitudes mais do que agradecendo por coisas. Veja o lado bom das experiências ruins, agradeça pelo que aprendeu. Dê valor as coisas simples, um almoço com família, uma conversa com um amigo.
A felicidade é construída diariamente através de nossas atitudes e comportamentos e a gratidão genuína é um dos caminhos para uma vida mais feliz. E o que te desejo para 2020- Viva mais gratidão- Viva mais Feliz!!
* Cintia é gestora de Gente e Hospitalidade do RioMar Recife. É personal e professional coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e integrante da Happiness Studies Academy (HSA – Academia de Estudos da Felicidade do Doutor Tal ben Shahar).
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.