Centro Escola Mangue: conheça a história
Foto: Paloma Amorim/Especial para o RioMar

Centro Escola Mangue: conheça a história

Por Jussara de Paula*

Desenvolver uma escola ambiental que valorize o saber ancestral das comunidades ribeirinhas, estuarinas e da praia. É por este viés, formado por protagonismos locais, histórias e muitas conquistas que foi construído o Centro Escola Mangue. Localizado no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, o local tem em comum o bioma costeiro-marinho, cuja sustentabilidade ambiental e cidadania vêm sendo construídas por meio do trabalho com a comunidade.

Mangue Day RioMar traz peça teatral em prol do meio ambiente

Fundado em 2003, envolve crianças e adolescentes com atividades de educação artística, rodas de leitura, produção de mudas-mangue, jogos educativos, brincadeiras tradicionais, histórias e danças praieiras como Coco de Mainha, Pastoral e Maracatu Estrela do Mar, baseadas em ações de educação ambiental para as famílias.

Prova disso tem se mostrado no Projeto Moda Mangue, fomentado por mulheres da comunidade que a cada ano vem ganhando espaço no mundo fashion com seus acessórios e biojoias apreciados no mercado brasileiro.

Mangue Day RioMar

O mangue é parte indissociável da nossa vida e do planeta, e é por essa importância que o RioMar Recife celebra nos dias 25 e 26 deste mês, o Mangue Day. Com uma programação cultural, o evento traz palestras gratuitas e intervenções socioambientais – Jogando Limpo com o Mangue.

Além disso, haverá a peça teatral Era uma vez na Terra – Preservando o Mangue, que já tem ingressos à venda na bilheteria do local ou pelo site. Toda a renda arrecada será revertida para a instituição social Escola Mangue.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário