Nos trâmites financeiros do cotidiano, sabe-se que pagamos vários tipos de impostos. Um deles é o tão conhecido Imposto de Renda, o qual é imputado sobre boa parte dos brasileiros. A tributação acontece baseada nos rendimentos mensais do contribuinte e, às vezes, podem ser taxados valores indevidos. Por isso, anualmente, a Receita Federal realiza o reembolso do Imposto de Renda para quem pagou alguns valores excessivos. E neste ano foi liberado no dia 17 de junho o primeiro lote da restituição dos valores.
QUEM TEM DIREITO AO REEMBOLSO
Por exemplo, quem recebeu menos de R$ 28.559,70 em salários não precisa pagar imposto. Porém, no ano de recebimento do montante ele pode não ter sido dividido igualmente entre meses. Assim, se em um dos meses somente o declarante tiver recebido cerca de R$ 3.500 terá pago imposto apenas neste mês conforme a legislação, por meio de retenção na fonte. Outros quesitos para o reembolso envolve as questões de pensão alimentícia, despesas médicas e com educação.
COMO RECEBER A RESTITUIÇÃO
Todo o procedimento é realizado pelo site da Receita Federal. Lá você pode consultar se está no direito e seguir com trâmites para a restituição. Além do site, você pode ligar para o Receitafone, no número 146 ou ainda acessar o aplicativo Pessoa Física, disponível para Android e IOS.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.