“Quando a gente vê um número com mais de 250 inscritos de 118 escolas conseguimos perceber como o tema sustentável está cada vez mais próximo às pessoas.” A fala é da diretora de articulação e meio ambiente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Camilla Andrada, uma das parcerias do RioMar Recife, junto com a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco, durante a 5ª edição do concurso “Água, Juntos Vamos Preservar”, que ainda contou com o apoio da ASA Indústria.
Dia Mundial do Meio Ambiente: sustentabilidade é possível hoje
Entre os vencedores, a pequena Anna Jhulia, de 10 anos de idade, do Colégio Militar de Pernambuco, foi a primeira colocada na categoria “desenhos”. Com o tema “Conservando o planeta água”, a menina, orientada pela professora Andrea da Silva e esbanjando simpatia, contou no que pensou para fazer o desenho. “Eu quis mostrar a diferença entre o certo e o errado nas ações das pessoas quando o assunto é água”, disse Anna Jhulia.
Já na categoria “vídeo”, os jovens Davi Carlos e Lucas Vinícius, ambos de 13 anos, da Escola Estadual Monsenhor José Elias de Almeida, de Gravatá, perceberam na água do bebedor do colégio uma chance de agir em prol do meio ambiente. “Notamos um desperdício muito grande com a água dos bebedouros. Foi quando tivemos a ideia de fazer um vídeo que demonstrasse como a água poderia ser reutilizada”, explica Davi Carlos.
E na última categoria intitulada “Projetos”, o trio formado pelos alunos João Paulo Rodrigues, Gabrielli Batista e Luiz Fernando Souza, da Escola Referência em Ensino Médio Raimundo de Castro Ferrer, da cidade de Santa Filomena, venceu com o trabalho “Projeto Purifica”. Gabrielli explica como foi a experiência: “Nós visitamos a Compesa e conhecemos os processos de tratamento de água. Então, percebemos que a nossa escola precisava de muita coisa para se adequar. Foi quando criamos um projeto envolvendo filtros biológicos e formas de evitar o desperdício de água dos bebedouros”, detalhou a jovem estudante.
A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana Coelho Vieira Selva, ressalta a importância da consolidação do concurso. “Fico muito feliz em nos encontrar na quinta edição de um evento tão importante para a educação e a sustentabilidade. Claro que refletir sobre o tema é fundamental, mas partir para a ação em prol da preservação da água, como é o caso que estamos presenciando aqui, é muito bom. A gente precisa do maior número de pessoas a favor da causa e que a temática seja vivenciada no dia a dia dos espaços públicos e privados”, destacou Ana Coelho.
Para o gerente de desenvolvimento socioambiental do Grupo JCPM, Sérgio Maffioletti, a ação reforça o compromisso do RioMar com a pauta sustentável. “Chegar à quinta edição de um projeto que mobiliza jovens estudantes, professores e gestores solidifica cada vez mais o nosso compromisso em dar continuidade às ações sustentáveis do Grupo. Pretendemos evoluir cada vez mais, com novos parceiros e novos engajamentos enquanto empreendimento sustentável que somos”, afirma Maffioletti.
A exposição dos trabalhos vencedores permanecem até o dia 12 de junho no Piso L4, no RioMar Recife. O concurso contou com um total de 54 desenhos, 98 projetos e 104 vídeos.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.