Ativista em prol do meio ambiente e idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo, a carioca Fe Cortez também é defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos e premiada pela Geração Glamour de 2018 como a mulher mais influente de 2017 no segmento da sustentabilidade. E no próximo dia 3 de junho, Fe Cortez vai participar do Conexão Sustentável, evento promovido pelo RioMar Recife, a partir das 19h, para debater a importância dos oceanos.
Conexão Sustentável: Carlos Burle dá exemplo de vida sustentável
Em conversa com a equipe do Viva RioMar, a ativista ambiental afirma que trabalhava com moda e comunicação há cerca de dez anos quando se deparou com um documentário sobre lixo que a fez refletir sobre sustentabilidade. “Quando assisti esse documentário em 2012 me caiu uma ficha de como o lixo é consequência dos nossos hábitos de consumo e como a gente tá transformando o planeta num grande lixão a céu aberto. E a partir disso comecei a estudar muito sobre sustentabilidade e essa relação do homem com o meio ambiente. Foi quando passei a mudar meus hábitos”, explica Fe Cortez.
Para ela, há uma mudança positiva de postura acontecendo e que pode beneficiar a vida sustentável no planeta. “A gente já consegue ver vários avanços em relação à preservação dos oceanos. Principalmente puxados pela União Europeia que investe na produção de outras matérias-primas e no banimento do plástico descartável. Aqui temos o Noronha Plástico Zero, iniciativa da administração da ilha de Fernando de Noronha, e que vai eliminar uma quantidade absurda de plástico descartável que entrava e era consumida na ilha. Já é um avanço”, destaca a defensora da ONU Meio Ambiente, ressaltando também que cerca de 35 municípios do País proibiram o uso de canudos plásticos.
Fe Cortez faz a relação entre a pressão de um novo perfil de cliente que exige posturas coerentes das empresas junto ao meio ambiente e que como consequência impulsiona uma mudança empresarial positiva . “As mudanças ocorrem desde a forma de produzir, passando pelos produtos até as embalagens utilizadas pelas empresas”, exemplifica.
Contudo, a ativista ambiental reforça que as ações são tímidas e não são suficientes. “O prognóstico de mais plástico do que peixe no oceano ainda não mudou. Na prática a gente ainda não vê a mudança desse despejo de plástico nos oceanos”, afirma Cortez.
Conexão Sustentável
Com mais de 70% da superfície da terra coberta por oceanos, o ecossistema é vital para a vida na Terra. E para debater um tema tão importante quanto este, o RioMar Recife promove o Conexão Sustentável, com a participação do campeão de surf e ativista ambiental Carlos Burle, do analista de conservação no Programa Marinho do WWF Brasil, Vinícius Nora, e da apresentadora e Defensora da ONU Meio Ambiente Brasil na Campanha Mares Limpos, Fe Cortez.
O evento acontece no próximo dia 3 de junho, no Teatro RioMar, a partir das 19h. A data reforça o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 de junho, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Um momento importante para debater um tema vital para o meio ambiente.
Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda no site e na bilheteria do teatro.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.