O tema está em todas as discussões ambientais do momento. Não é pra menos. Com mais de 70% da superfície da terra coberta por oceanos, o ecossistema é vital para a vida na Terra. Atualmente, cerca de 40% dos oceanos são considerados densamente afetados por ações do homem, e para discutir este tema tão importante acontece o Conexão Sustentável RioMar, com a participação do campeão de surf e ativista ambiental Carlos Burle, do analista de conservação no Programa Marinho do WWF Brasil, Vinícius Nora, e da apresentadora e Defensora da ONU Meio Ambiente Brasil na Campanha Mares Limpos, Fe Cortez.
O evento acontece no próximo dia 3 de junho, no Teatro RioMar, a partir das 19h. A data reforça o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 de junho, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Um momento importante para debater um tema vital para o meio ambiente.
Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda no site e na bilheteria do teatro.
Perfil dos participantes
Carlos Burle
Nascido no Recife, Carlos Burle tem uma relação íntima com a água e seus movimentos. Ainda adolescente, descobriu que sua vocação era o surfe, um esporte que proporciona uma total comunhão com a natureza. Hoje, Burle é um caçador de ondas gigantes, sinônimo de conquistas dentro e fora d’água para o esporte brasileiro.
Vinícius Nora
Analista de conservação no Programa Marinho do WWF Brasil, apoia as agendas dos oceanos sem plásticos, pescarias e mercados responsáveis e áreas protegidas. É biólogo, com especialização em biologia marinha e oceanografia e mestrado em ecologia. Trajetória profissional vinculada a projetos de conservação de áreas protegidas e uso dos recursos em territórios da pesca artesanal. Irá falar sobre as ações do Programa Marinho WWF Brasil.
Fe Cortez
Ativista ambiental e idealizadora do Menos 1 Lixo, uma plataforma de educação ambiental que transformou a sustentabilidade e o copo que representa o movimento, em um ícone e comportamento de desejo.
Apresentadora do reality Menos é Demais, na Discovery H&H, sobre consumo consciente, hoje é colunista da Revista Glamour e em 2017 foi nomeada Defensora da ONU Meio Ambiente na campanha Mares Limpos. Foi premiada pela Geração Glamour de 2018 como a mulher mais influente no segmento da sustentabilidade de 2017.
Por que precisamos discutir os oceanos?
Ao longo de centenas de anos sofrendo com a ação humana, os oceanos já começam a dar sinais de desgaste. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 50% das tartarugas marinhas morrem por ingerir alguma forma de lixo. Cerca de 90% de todo o lixo flutuando é plástico. Estimativas apontam que, se não for diminuído o ritmo com que se descartam itens como copos, talheres, sacolas, canudos e garrafas descartáveis, os oceanos terão até 2050 mais plásticos que peixes, e 99% das aves marinhas terão ingerido o material.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.