Reciclagem das cápsulas Nespresso incentiva sustentabilidade
Foto: Acervo/RioMar

Reciclagem das cápsulas Nespresso incentiva sustentabilidade

Quando sabemos que o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo e que no ano passado o país cresceu 4,8%, no maior ritmo desde 2006, segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), naturalmente surge uma questão: para onde vão as cápsulas da bebida depois de usadas?

Nespresso chega ao Nordeste com boutique no RioMar Recife

Motivada pela pergunta a Nespresso encontrou na sustentabilidade uma solução. É que a empresa disponibilizou coletores de cápsulas, que por sua vez seguem para a reciclagem. No RioMar Recife, o ponto de coleta é na boutique da marca, localizada no Piso Térreo, logo após a entrada principal do mall. Por lá os clientes ainda recebem um saquinho para armazenar as cápsulas até a entrega.

Depois de coletada, as cápsulas recicladas retornam para a cadeia de valor do alumínio, onde são transformadas em inúmeros objetos, como peças automotivas, bicicletas, computadores ou latas de refrigerante. Já o pó de café é utilizado para produzir compostos orgânicos ricos em nutrientes.

Alumínio

As cápsulas Nespresso são feitas de alumínio – o melhor material para proteger o frescor e a qualidade do café. Além disso, é um metal presente na natureza e quando reciclado é extremamente versátil. Estima-se que 75% de todo o alumínio já produzido ainda esteja sendo utilizado atualmente.

Dia Internacional da Reciclagem

Comemora-se nesta quinta-feira (17), o Dia Internacional da Reciclagem para promover a reflexão sobre questões ambientais e a forma de consumo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Entende-se por Reciclagem o processo de conversão de produtos usados em materiais que podem ser reutilizados para produzir novos itens. Desta forma, é possível reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia, além de evitar a poluição do meio ambiente, a partir do tratamento correto de lixo e a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Deixe seu comentário