Ela é tão vital que ocupa quase 70% do nosso corpo e o valor é praticamente o mesmo quando olhamos para a cobertura da superfície da Terra. Por tudo isso a água é um recurso natural valioso, e tem até data comemorativa celebrada nesta sexta-feira (22) o Dia Mundial da Água.
E nesse quesito o Brasil possui um lugar de destaque a nível global já que o país armazena cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta. E para se ter uma ideia de como a forma de gerir o mineral é importante basta olhar para a distribuição natural desse recurso, que não é equilibrada. A região Norte, por exemplo, concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível, mas representa apenas 5% da população brasileira. Já as regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem mais de 45% da população, porém, menos de 3% dos recursos hídricos do país.
Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA) e revelam a complexidade do problema, uma vez que a escassez do recurso pode levar à seca e consequentemente a perdas nas lavouras e na pecuária, além do empobrecimento da população. Pensando nisso, especialistas se reuniram nessa terça-feira (19), em Brasília (DF), para debater lições das crises hídricas recentes e perspectivas futuras sobre o tema.
A diretora-presidente da ANA, Christianne Dias, destacou o papel indutor de desenvolvimento desempenhado pela água. “O desenvolvimento econômico perpassa necessariamente pela disponibilidade de água. Nesse sentido, nós temos que pensar em promover o aumento da disponibilidade em termos quantitativos e qualitativos deste recurso”, concluiu.
Por isso medidas que preservem a água e ajudem a evitar o desperdício devem ser adotadas. Por todos: desde as indústrias, as empresas, o comércio e, claro, nós, que somos pessoas comuns. É necessário que cada um promova mudanças de hábitos envolvendo, por exemplo, o tempo necessário para tomar banho, o costume de escovar os dentes com a torneira aberta, o uso de mangueira para lavar casas e carros e pequenas outras ações que podem ser repensadas.
Ou seja, é um exercício de sustentabilidade. Sim, o conceito de desenvolver-se sustentavelmente é urgente à vida na forma que conhecemos e às gerações futuras já que o que fazemos agora – ou deixamos de fazer – tem consequências reais no futuro.
LIDERANÇA COM VALORES
Conectar pessoas através de experiências sustentáveis que fazem diferença. Essa é a ideia do evento Conexão Sustentável, que este ano traz o consultor master em sustentabilidade empresarial Ricardo Voltolini. CEO e fundador da Ideia Sustentável – Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, com formação em jornalismo, Ricardo irá dar a palestra “Liderança com Valores – Uma conversa para líderes de hoje e do amanhã”. O evento será nesta quinta-feira (21), às 9h30, no Teatro RioMar. Os ingressos, que custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), já estão à venda na bilheteria e no site do teatro. Toda a renda será revertida para a Escola Mangue.
Para liderar com valores, é preciso, antes, fazer o dever de casa
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.