“A imaginação é mais importante que o conhecimento.” A célebre frase de Albert Einstein, o pai de teoria da relatividade, encontrou uma evolução no Instituto JCPM. É que lá jovens de 16 a 24 anos matriculados nas oficinas de férias têm a possibilidade de dar forma à imaginação através do conhecimento. A gente explica. Até o próximo dia 1º de fevereiro, os alunos, moradores do Pina e de Brasília Teimosa, participam de aulas sobre modelagem 3D e intervenções urbanas. A equipe do Viva RioMar acompanhou uma destas aulas nesta quarta-feira (23) e viu de perto o poder da tecnologia aliada à capacidade imaginativa.
A turma com 15 alunos adquire noções de como criar objetos com 3 dimensões em softwares livres. Há dez anos dando aulas sobre o tema, o professor Eduardo Sales explica que as oficinas são uma oportunidade ímpar. “O mercado neste seguimento é crescente já que existe uma dependência da modelagem 3D. Áreas como arquitetura e design, por exemplo, focam muito nesse tipo de conhecimento.” Além disso, há poucos cursos voltados à modelagem 3D. Os poucos cursos existentes custam caro, e, aqui, os jovens aprendem gratuitamente”, ressaltou o professor.
Estudante de engenharia mecatrônica, Caio José, de 22 anos, aproveitou a chance. “Meu trabalho final de curso será criar um exoesqueleto para ajudar pessoas com mobilidade reduzida. E esta é uma oportunidade para aprender a utilizar as técnicas de modelagem e impressora 3D e conseguir realizar meu objetivo de auxiliar quem precisa”, revelou o estudante.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.