*Por Carmen Peixoto
Chegou dezembro, época das confraternizações. Nas empresas esse é o momento que permite uma maior aproximação com os colegas e com o chefe. Mas saiba que o local da festa é uma extensão do ambiente corporativo. Então as atitudes devem ser as mesmas do dia a dia na empresa, só com um pouco mais de leveza. Um comportamento adequado, condizente com as regras da empresa, somados a uma conversa agradável com o superior, podem contar pontos a seu favor.
Uma roupa extravagante poder ser determinante para o funcionário ser malvisto na empresa?
Claro que sim! As mulheres podem caprichar na roupa, subir no salto, mas tudo sem exagero. Basta um decote exagerado, uma saia justa demais ou uma minissaia, para que no outro dia esteja o comentário : “Você viu fulana? Ela teve coragem de botar um vestido com aquele decote dando lance?”. Já o homem tem que deixar de lado aquele jeans surrado e colocar um esporte fino ou mesmo um traje social dependendo do que pede o evento. Discrição e sobriedade você não erra.
A confraternização pode ser uma chance para atualizar a rede de relacionamentos?
Como o clima é de confraternização, as pessoas tendem a ser mais abertas ao contato de colegas que antes desconheciam. E não é de bom tom ultrapassar os limites, em todos os sentidos. Quem sabe não está aí a chance de você mudar para aquela área onde sempre desejou trabalhar ou, quem sabe, receber uma proposta interessante de outra empresa. Uma oportunidade de se aproximar do chefe conversar com ele, claro, sem monopolizar sua atenção. A conversa não precisa girar em torno do trabalho, mas de assuntos que interesse aos dois. Os líderes devem se preocupar para dar exemplo a suas equipes. Ao tentar se aproximar de alguém com quem não tem muito contato no dia a dia, apresente-se antes. Inicie uma conversa interessante, animada (não confunda com fazer piadas) e de conteúdo. Não fale só sobre trabalho, este não é momento para isso.
Amigo secreto, como se comportar?
Se tiver a brincadeira de amigo secreto, ao descrever a pessoa que sorteou para presentear, fale de qualidades pessoais e profissionais, evite características negativas, para evitar comentários. Não tente fazer piadas com palavras pejorativas e apelidos, pois isso pode pegar.
Bebidas alcoólicas
Geralmente há bebidas alcoólicas à vontade, mas isso não quer dizer que você deva ir com muita sede ao pote. Ficar alegrinho ou bêbado pode acabar com a sua reputação no trabalho e lhe garantir, além de má fama, uma possível demissão. A dica é beber um copo de água ou suco a cada dose de álcool ingerida e se alimentar antes de começar a beber. Respeite os seus limites.
*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social
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