Por Caroline Melo
Do RioMar Recife
Desde 2022, a Expo Preta reúne pessoa pretas empreendedoras em um evento gratuito para destacar e impulsionar seus trabalhos. Realizado em parceria do RioMar Recife com o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM), o evento mistura a valorização da cultura negra com diversas oportunidade de negócios.
3ª Expo Preta RioMar celebra cultura e diversidade brasileira
Afroempreendedorismo
Apesar de não estar no dicionário, o conceito de afroempreendedorismo existe no dia a dia como forma de dar destaque aos desafios específicos pelos quais as pessoas pretas passam ao empreender.
E são eles, os afroempreendedores, os protagonistas da Expo Preta, que busca impulsionar a economia local do Recife e incentivar o potencial criativo das pessoas negras para empreender.
Dessa forma, o grupo de expositores selecionados ganharam espaço para expor seus negócios no RioMar Recife e o público visitante também pôde fazer parte de debates sobre raça e afroempreendedorismo e de diversas atrações culturais.
Crescendo juntos na Expo Preta
A 1ª edição da Expo Preta foi realizada de 18 a 20 de novembro de 2022 com a exposição do trabalho de 14 afroempreendedores e, desde lá, juntou diversas personalidades, artistas e negócios. Entre as atrações, contou com um importante bate-papo com Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money, e Manoela Alves, CEO do Instituto Enegrecer, mediado pela apresentadora de TV Maristela Niz. A abertura ficou por conta do grupo Barbarize e, no encerramento, o cantor Toni Garrido marcou a noite no Teatro RioMar Recife.
Essa edição foi celebrada com o troféu de Ouro no Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) de 2023, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade – que estimula iniciativas conectadas com responsabilidade ambiental, social e governança.
No ano seguinte, a 2ª Expo Preta juntou o público entre 17 e 19 de novembro de 2023. A abertura, um show poderoso da cantora Negra Li, ficou para a história, assim como os painéis que apresentaram os jornalistas Pedro Lins e Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má. Outras vozes negras também garantiram o sucesso do evento, assim como as apresentações de maracatus e muita música que ecoaram pelo RioMar Recife.
Ainda mais espaço para o afroempreendedorismo
Já em seu terceiro ano promovendo negócios, cultura e conteúdo, a Expo Preta ampliou seu alcance. Dessa vez, as ativações em 2024 começaram durante o período carnavalesco, com a estreia do Camarim Expo Preta, um espaço pop-up dentro do RioMar Recife oferecer o trabalho de trancistas durante o carnaval, e que retornou durante as festas juninas.
Mais tarde, o guarda-chuva da Expo Preta incluiu em março a exposição que homenageou os 100 anos do artista plástico modernista Corbiniano Lins, e em maio, o X Festival RioMar de Literatura. Este exaltou autores negros brasileiros, com uma homenagem especial a Machado de Assis e participação de Lázaro Ramos, Djamila Ribeiro e Chico César.
Além disso, a Expo Preta deixou de ser exclusiva do mês de novembro: “A ideia de tirar a Expo Preta de novembro foi justamente ampliar o potencial desse projeto e fazer com que as ações acontecessem em vários momentos do ano”, explica Thayara Paschoal, gerente de sustentabilidade do Grupo JCPM, que encabeça a realização do evento desde 2022. Dessa forma, a exposição foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto no RioMar Recife, com abertura da cantora paraense Gaby Amarantos no dia 15 do mesmo mês.
De acordo com a gerente, mais de 100 pequenos empreendimentos já foram impactados nas edições anteriores. “Tínhamos vontade de potencializar a cultura, saberes e o papel do afroempreendedorismo na região para que tivessem mais visibilidade e relacionamento com outros públicos além dos próprios bairros.”, relembra. De início, eram convidados negócios apenas das áreas do Pina e Brasília Teimosa, mas a edição de 2024 recebeu 24 expositores de toda Recife.
“Conseguimos perceber o desenvolvimento dos empreendedores que estão conosco. O pessoal que esteve em outras edições teve uma evolução tanto nas próprias formas de venda, serviços e produtos, quanto no alcance nas redes, além de acabar influenciando outras pessoas que empreendem”, observa Thayara.
Em 2024, a 3ª Expo Preta trouxe o jornalista Pedro Lins de volta ao RioMar Recife, para mediar painéis com a atriz Zezé Motta e a chef pernambucana Dona Carmem Virgínia, entre muitas outras atrações musicais, culturais e a oferta de produtos e serviços, incluindo o Camarim Expo Preta.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.