Por Jussara de Paula*
Do RioMar Recife
Conhecido como ícone da coleta seletiva, o símbolo da reciclagem ♻️ também é uma das representações gráficas mais divulgadas no mundo, ajudando a impulsionar a reciclagem no planeta. Mas você sabe de onde ele veio?
O ano era 1970, quando uma grande produtora de papel reciclado dos Estados Unidos patrocinou um concurso para estudantes de arte e design com o intuito de conscientizá-los sobre questões ambientais. Gary Anderson, estudante universitário de 23 anos, ganhou o concurso com a imagem, nascendo assim o símbolo da reciclagem universal.
E o que significa o símbolo da reciclagem?
A referência para este símbolo é a figura topológica de origem alemã chamada fita de Möbius, muito utilizada como correia transportadora em impressoras e resistores, por exemplo, dando assim a ideia de algo infinito e sem desvios, umas das premissas da reciclagem.
Assim, este conhecido triângulo formado por três setas desenhadas no sentido horário, representa um ciclo. Mas não somente: a primeira seta remete à indústria, que lança produtos; a segunda refere-se ao consumidor, que consome os produtos; e a terceira seta representa o processo da reciclagem, que permite a reutilização da matéria-prima dando origem a um novo produto, quer seja o mesmo originalmente ou um diferente.
Cada tipo de material – plástico, vidro, metal e papel – tem a marca em uma cor própria. Esses símbolos podem ser encontrados nas embalagens dos produtos recicláveis e mostram o que pode ou não ser reaproveitado como matéria-prima. Porém, por ser de domínio público, cada país e segmento da indústria exercem suas próprias regras de coleta, triagem e reciclagem e também de uso da simbologia.
Importância do símbolo da reciclagem
O símbolo da reciclagem – ou coleta seletiva – é muito importante para a destinação final dos resíduos. Isso porque facilita a identificação dos materiais, impactando positivamente sua seleção, manuseio, transporte e tratamento, sobretudo para as Cooperativas de Reciclagem. Além disso, ele relembra que cada agente da tríade indústria-consumidor-reciclagem possui responsabilidades distintas e compartilhadas, contribuindo para geração de menor impacto negativo nas questões climáticas, socioambientais e econômicas.
*Jussara de Paula é Coordenadora de Sustentabilidade do RioMar Recife
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.