Outubro Rosa marca ações no IJCPM com apoio do RioMar Recife
Fotos: Thys Martins/RioMar Recife

Outubro Rosa marca ações no IJCPM com apoio do RioMar Recife

Por Thays Martins
Do RioMar Recife 

Nesta segunda-feira (23) o Instituto JCPM, em parceria com o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila e o apoio do RioMar Recife, promoveu ações do Outubro Rosa a fim de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Delta Expresso com café na casquinha e sobremesa do Outubro Rosa

Com isso, a programação contou com a participação de 40 mulheres da comunidade do Pina, previamente cadastradas, em uma roda de conversa com orientações de saúde com a ginecologista Ladjane Delgado e a radiologista Mirela Ávila. Além disso, as mulheres cadastradas passaram por um exame clínico conduzido pela equipe do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila e receberam orientações sobre o autoexame.

A ginecologista explicou sobre o autocuidado e a importância do autoexame.
 

 

A ginecologista Ladjane Delgado destacou que as ações realizadas no Outubro Rosa são importantes para que as mulheres multipliquem as informações que são repassadas para elas, fazendo com que o autocuidado seja algo presente ao longo de todo o ano. “Quando você conversa com as mulheres desta ação, percebe-se que são pessoas diferenciadas e que já entendem a importância das ações preventivas do câncer de mama”, pontuou.

Dessa forma, as ações preventivas realizadas no Instituto JCPM é uma forma de aproximar as mulheres que não tem um fácil acesso aos exames preventivos.  Assim, quando o câncer de mama é diagnosticado na fase inicial através de exames como mamografia, há 95% de chance de cura. Por isso a importância do movimento Outubro Rosa, que vem com a importante missão de alertar as mulheres sobre o autoexame, a prevenção em dia e os hábitos saudáveis.

Fábia coordenadora Social do Instituto JCPM e falou sobre o diferencial que uma ação gratuita faz na vidas das mulheres. 

Fábia Siqueira, coordenadora Social do Instituto JCPM, ressaltou que as mulheres atendidas nesta segunda não possuem acesso facilitado aos exames preventivos, sendo um momento assertivo no cuidado da saúde da mulher. “Muitas dessas mulheres tiveram aqui neste dia a forma de fazer o autoexame e ter todas as informações a respeito do autocuidado tão necessário para que a detecção do câncer seja feita da forma mais precoce possível e assim aumentando a chance de cura.”

 

Simultaneamente, jovens ligados à instituição realizam ações de conscientização e visibilidade sobre o Outubro Rosa em ruas dos bairros de Brasília Teimosa e Pina, na Zona Sul do Recife, bem como no mall do RioMar Recife.

Programação no Instituto JCPM

 

 Além das ações de atendimento clínico e palestra sobre autocuidado, a programação também contou com uma exposição “Cuidado que Transborda”, do ex-aluno do IJCPM e fotógrafo Ubira Machado. Ele produziu o ensaio com 15 mulheres que passaram por tratamento de câncer. A história delas, com o making off do ensaio fotográfico, foi contada no documentário “Sobre Existir”, exibido na sequência da programação.

Deixe seu comentário