O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) são as instituições pernambucanas escolhidas pelo apresentador Tiago Leifert e sua esposa, a jornalista Daiana Garbin para realizar 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, que tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. A filha do casal, Lua, hoje com quase três anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento.
Neste sábado (16), o RioMar Recife recebe uma equipe de médicos voluntários e estudantes de medicina que vão orientar pais, mães e responsáveis sobre os sinais e sintomas da doença.
A oncologista ocular parceira do GAC-PE, Virgínia Torres, explica que o tumor, que cresce dentro do olho, não é visível em estágios iniciais e a principal forma de identificação do retinoblastoma é um reflexo branco pela pupila. “Quando tiramos uma foto da criança com o flash do celular ativado, normalmente, as pupilas saem vermelhas nas fotografias. Se o registro demonstra pupilas brancas é importante ligar o alerta e encaminhar a criança para um especialista”, descreve Virgínia. Ainda de acordo com a médica, cerca de 80% dos diagnósticos são feitos através desta identificação. “Esse é, normalmente, o primeiro sinal apresentado pelas crianças que desenvolveram o retinoblastoma”, completa.
Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago. Daiana Garbin alerta: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”.
Mais ações da Campanha
Outras ações acontecem simultaneamente em mais oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bahia, Paraná, Pará, Amazonas e Minas Gerais. Um filtro de Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio. Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Nesta segunda edição, a campanha De Olho No Olhinhos tem o apoio médico e científico das mais importantes entidades médicas do Brasil: AMB – Associação Médica Brasileira, CFM – Conselho Federal de Medicina, CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, SBOO – Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, SOBOPE – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOP – Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, além do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, GRAACC, St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança AMARTE, ABLAO – Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e AAP – Associação Acadêmica de Pediatria.
Serviço – Ação do GAC-PE e Imip para conscientizar famílias sobre retinoblastoma neste sábado (16), no RioMar Recife.
Local: Na alameda de serviço, no Piso Térreo
Horário: das 10h às 22h.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.