Por Thays Martins
Do RioMar Recife
Com passos, acrobacias e muito ritmo, o Frevo é uma dança multicultural que, nesta quinta-feira (9), é celebrado o dia. Desde de 2012 o frevo foi anunciado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. Com isso, ritmo que é parte da memória e da história de Pernambuco será comemorado no RioMar Recife com o show de Nena Queiroga, no Piso L3, às 19h.
O show gratuito faz parte da programação de Carnaval do RioMar como uma forma de exaltar um ritmo tipicamente pernambucano. Mas você sabe o porquê o dia 9 de fevereiro foi escolhido para o Dia do Frevo? É que nesta mesma data em 1907 foi o momento em que historiadores identificaram a primeira aparição da palavra frevo, sendo esta a data considerada oficial.
O Frevo e sua origem
Assim, o ritmo que surgiu em um momento efervescente que a sociedade vivia carregava passos frenéticos, tendo o nome a derivação do verbo ferver. Além disso, outro item que é muito marcante no frevo é a sombrinha e vamos explicar como esse acessório virou um item indispensável para os passistas de frevo.
De acordo com historiadores, os guarda-chuvas foram introduzidos na dança, ainda no final do século XIX, como uma forma de desfrutar do ritmo e ainda se proteger do sol. Com o passar do tempo, o acessório foi introduzido ao ritmo de um forma que diversos passos são conectados aos movimentos com o guarda-chuva que, mais para frente, tornou-se uma pequena e colorida sombrinha de frevo.
Atualmente, é possível encontrar as seguintes subdivisões:
» Frevo de Rua – Caracterizado pelas músicas instrumentais aceleradas, sem letra, sendo tocadas por orquestras com instrumentos de metal, como trompete e saxofone, pelas ruas e ladeiras.
» Frevo de Bloco – Diferentemente do Frevo de Rua, o Frevo de Bloco é feito por uma orquestra de pau e corda, composta por violões, bandolins, flautas e cavaquinhos. Um dos blocos referência dessa subdivisão é o Bloco da Saudade, fundado em 1974.
» Frevo Canção – Por fim, o Frevo Canção possui letras e é cantado, popularmente conhecido como marchinhas de Carnaval.
Sombrinhas de Frevo
Se você está pronto para frevar, aqui na Artesanato de Talentos do RioMar Recife, situada no Piso L1,você encontra diversas opções de sombrinhas de frevo para você cair na folia com o traje completo. Há desde sombrinhas mais simples até opções de sombrinhas com lantejoulas e brilho. Além disso, com o passar do tempo, surgiu a sombrinha com elástico para ser usada na cabeça e diminuir o impacto do sol no rosto.
*Preços e estoque são de responsabilidade da loja.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.