Confra ou ceia de Natal: veja as dicas para fazer bonito
Foto: Pexels/Divulgação

Confra ou ceia de Natal: veja as dicas para fazer bonito

*Por Carmen Peixoto
Do RioMar Recife

Mês de dezembro é tempo de confraternizações, de receber em casa, de organizar as festas da empresa. Seja uma confra simples ou sofisticada sempre surgem algumas dúvidas quanto ao que devemos servir, os aperitivos, as sobremesas e até os arranjos para decorar o ambiente. No RioMar as opções são inúmeras e todas podem tornar mais prática e saborosa sua ceia de Natal.

Celebra RioMar: 12 dicas de lugares para sua confraternização

Sugestão de entradas para a confraternização

As escolhas para o cardápio ideal é aquele que se adequa ao nosso bolso, mas que os antepastos escolhidos possam aguçar o apetite. Como entrada são recomendados: pãezinhos, patês, brusquetas, espetinhos de queijo com cerejas,salpicão e as saladas que são sempre bem-vindas.

Opções mais tradicionais para o jantar da meia noite

A grande estrela é o peru de Natal, mas que pode ser substituído por chester ou um bacalhau à portuguesa. Outras receitas servem para incrementar a sua ceia e deixar os convidados com água na boca, como é o caso do lombo recheado, do cordeiro, do tender, do pernil, do peixe ao coco ou ao molho de escabeche.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos é só escolher: arroz à grega, arroz ao champagne, arroz de forno, massas ao molho especial, farofa de festa com ameixas ou então passas.

As frutas têm presença garantida na ceia

Acompanhando os pratos, as frutas dão mais cor e sabor como : abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva.

As bebidas mais próprias nessa ocasião

Aperitivos feitos com vodka, adoçados ou sem açucar, o champanhe não pode faltar e os vinhos que são protagonistas nesta ocasião, sem esquecer o licor para servir após o cafezinho. E para agradar a todos os paladares, os sucos feitos com frutas.

Quanto às bebidas o melhor é organizá-las de maneira prática para que todos possam se servir sem dificuldades: elas devem estar dispostas numa mesinha ou aparador. À parte, os sucos e mais afastados os vinhos, os drinks e os licores e para quem não dispensa, uma cerveja. Cada bebida com suas taças ou copos especiais, itens fáceis de encontrar.

Na hora da sobremesa

Em outro móvel, para completar a noite, os sorvetes, mousses de maracujá, cheescake de morango, gelatinas, doces de frutas, tortas e panetone em sabores diversos, além de fatias paridas, para citar apenas estas.

*Carmen Peixoto é Jornalista de Relações Institucionais do RioMar Recife

Deixe seu comentário