Jovens percorrem manguezal em aula sobre o ecossistema
Foto: Shutterstock

Jovens percorrem manguezal em aula sobre o ecossistema

Jovens do Pina e de Brasília Teimosa tiveram uma aula sobre o ecossistema do mangue, nesta sexta-feira (29). Os inscritos percorreram de barco trechos importantes do manguezal e entenderam melhor sua relevância e como atuar para proteger a região. A ação, uma iniciativa do Instituto JCPM com o RioMar Recife, teve como orientador o pesquisador e professor adjunto da UPE Clemente Coelho Júnior, estudioso que é referência no assunto. O encontro entre jovens e a universidade é para marcar o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado esta semana. Ao todo, quatro barcos da Z1 – primeira colônia de Pescadores do Recife – partirão, às 7h40, do Iate Clube para essa imersão sobre a temática.

Conhece os manguezais? Saiba mais sobre esses ecossistemas

Manguezais têm grande relevância para a proteção da zona costeira, além de contribuírem com a qualidade da água, absorção de carbono. Também têm importância econômica para os moradores do seu entorno, de onde muitos tiram sua renda. Jovens matriculados nos cursos do IJCPM puderam se inscrever para participar da aula-campo. “Esses jovens crescem vendo o mangue e muitas das suas famílias sobrevivem graças à pesca e ao mangue. Queremos juntar esse conhecimento de convivência com o da universidade porque ambos são relevantes para a preservação dos mangues”, comenta Carlos Duarte, Coordenador do IJCPM.

Para a analista de meio ambiente do RioMar, Jussara de Paula, a iniciativa é fundamental para aproximar os jovens dos conceitos essenciais à defesa do meio ambiente. ” Essa ação conjunta entre o RioMar e o Instituto parte de aproximar o entendimento e importância do ecossistema manguezal presente no tecido urbano, evidenciando a necessidade da preservação e manutenção, visto que também trata-se da nascente de grande parte da fauna marinha. É um ecossistema de grandes particularidades socioambientais, que merece atenção, sobretudo em função dos desafios que as mudanças climáticas tem provocado”, pontua Jussara.

O estudioso Clemente Coelho ministra aulas de Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, Ecologia de Manguezais, Métodos de Estudos em Biodiversidade. Tem experiência na área de Ecologia de ambientes costeiro-marinhos e Educação Ambiental e atua, sobretudo, com temas como ecologia, conservação e gestão da Zona Costeira com ênfase no ecossistema manguezal. É associado fundador e presidente voluntário da entidade sem fins lucrativos Instituto BiomaBrasil.

Outra iniciativa que marca esta semana é a Oficina de Compostagem Orgânica, com orientação sobre construção de uma composteira caseira, com carga horária de 8 horas e uma visita técnica à produção industrial da Berso, um projeto de autoria da Universidade Federal de Pernambuco.

Deixe seu comentário