Atualizada em 25/03/2021.
Por Jussara de Paula*
Uma área onde caberiam 13,8 milhões de pessoas. Assim são os resultados da geração de resíduos sólidos no Brasil, que produz atualmente cerda de 79,9 milhões de toneladas por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). E aqui outro dado preocupante: de acordo com uma pesquisa recente e pioneira feita no ano passado pela CSIRO’s Oceans and Atmosphere há cerca de 14 milhões de toneladas de plástico no fundo dos oceanos. Se levarmos em consideração que mais de 3 bilhões de pessoas dependem diretamente do oceano, segundo aponta a Organização das Nações Unidas (ONU), podemos perceber o tamanho do desastre que esses números representam.
Natureza saudável é possível? A sustentabilidade prova que sim
A boa notícia é que já existem medidas que podem contribuir para diminuição desses resultados. Para tanto, o primeiro passo é deixar de utilizar produtos não sustentáveis. É que ao entender a origem de determinado produto e de como ele pode ser mais bem utilizado, se torna possível fazer a relação da responsabilidade de cada um com a saúde do planeta.
Então, que tal aproveitar a Semana da Água, que teve início na última segunda-feira (22), para dar o primeiro passo em direção à sustentabilidade? Para isso, apresentamos alguns produtos descartáveis comuns no dia a dia das pessoas que podem ser substituídos por opções menos prejudiciais ao meio ambiente.
» Papel alumínio e Plástico Filme
Substitua por uma travessa ou panela com tampa resistente a altas temperaturas para que possa levar ao forno ou micro-ondas.
» Panos de limpeza, flanelas descartáveis e toalhas de papel
Panos de microfibra ou algodão são ótimas opções, já que podem ser lavados e usados diversas vezes.
» Pratos, copos e talheres descartáveis
Lavar a louça requer um esforço, que poder ser compensado numa boa conversa, durante a atividade. Isso vale a pena, além de evitar que estes materiais descartáveis sobrecarreguem aterros e outros locais, colocando em risco a biodiversidade. Desta forma, prefira os utensílios reutilizáveis.
» Sacolas plásticas descartáveis ou de papel
Práticas e charmosas, as sacolas reutilizáveis ( Ecobags) são uma boa pedida. Utilize também caixas de papelão.
» Lâminas de barbear descartáveis
Adquira um aparelho de barbear reutilizável, que só precise trocar a lâminas
» Fraldas descartáveis
Experimente as fraldas de pano, que estão de volta ao mercado em versões mais práticas, bonitas e sustentáveis.
» Pilhas não recarregáveis
Invista nas versões recarregáveis e ainda economize dinheiro em longo prazo.
» Toalhas de mesa descartáveis
As de pano são mais bonitas e só necessitam de água e sabão.
» Água engarrafada
Instale um filtro de água em sua torneira e leve uma garrafinha reutilizável na bolsa.
» Canudo
Com a adesão de milhares de pessoas contra a poluição das águas usar canudos plásticos tornou –se um dos principais problemas a serem combatidos. Faça sua parte adquirindo as versões de vidro ou alumínio.
*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.