Não fique parado: exercícios para fazer em casa
Foto: Pexels/Divulgação

Não fique parado: exercícios para fazer em casa

Neste momento em que estamos vivendo com restrições à circulação de pessoas devido ao novo coronavírus, se manter ativo na prática de exercícios e atividades físicas é a grande sacada para minimizar o estresse e a ansiedade gerados, sobretudo, pelo receio do contágio. Se você só consegue imaginar um cenário com máquinas, pesos e esteiras, agora é a hora de dar espaço para os objetos domésticos que vão substituir esses equipamentos na hora de se exercitaras cadeiras e sofás podem ser usados como apoio de flexões e agachamentos. Já os cabos de vassoura ficam no lugar da barra e até mesmo sacos de alimentos contribuem na hora do levantamento de peso. Além disso, também é importante seguir algumas dicas. Vamos lá? 

Crie o hábito 

Nada de esperar por uma vontade repentina para começar a se movimentar. O ideal é definir um horário do dia e considerar a atividade como parte da rotina. Isso ajuda a criar um hábito consistente. Fazer o exercício em um cômodo diferente daquele no qual você dorme ou trabalha, se for possível, também pode contribuir para o seu cérebro diferenciar melhor e desconectar o momento da atividade dos outros. 

Youtube e outras plataformas 

Muitos treinos prontos estão disponíveis nYoutube, além de diversos profissionais da área e empresas que estão se apropriando do Instagram para ensinar como se exercitar nesse contexto. É o caso do perfil Garotas Estúpidas, da pernambucana Camila Coutinho, que contou com a participação de uma personal dando aula de ginástica funcional só com o peso do próprio corpo. 

Os aplicativos Seven e Nike Training Club, disponíveis para IOS e Android, propõem séries diárias de exercícios, executáveis em intervalos curtos de tempoJá para quem não abre mão das aulas de dança, a dica é o canal FitDance, criado em 2013 pelo bailarino Fábio Duarte, que publica vídeos com coreografias de músicas populares de diversos artistas. 

Cia Athletica

A Cia Athletica decidiu disponibilizar uma série de aulas em vídeo no Youtube para você continuar desfrutando dos seus benefícios, mesmo sem poder visitar a academia.

Além disso, listou um passo a passo importante para aliviar o estresse:

Exercícios de respiração

Muita gente respira errado e a falta de oxigenação adequada pode causar muitos problemas para o nosso organismo. Aprender a respirar vai ajudá-lo a combater o estresse, além de trazer vários outros benefícios como: o rejuvenescimento, a melhora da digestão e até mesmo o controle do peso. A yoga e a meditação são algumas das ferramentas que você pode usar para o aprendizado da respiração.

❯ Tome sol

Faça pequenas pausas durante o dia para receber um pouco da luz e energia do sol. Os raios solares ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico e melhoram o nosso humor porque estimulam a síntese de endorfina. Além disso, ajudam a regular o nosso sono.

❯ Prepare-se para uma boa noite de sono

Você costuma pegar no sono sem estar consciente de que precisa dormir? Por exemplo: você está lendo na cama e aí acaba dormindo. Acorda já no meio da madrugada e, aí sim, se prepara para dormir? É importante que se tenha uma preparação e estabelecer uma rotina do sono. Escolha um horário para dormir e tente segui-lo até que o hábito esteja criado. Uma hora antes de dormir esqueça seu celular. Coloque uma música tranquila e relaxante, prepare um chá calmante, como o de camomila ou melissa. Além disso, o estado do seu colchão, travesseiros e até a luminosidade que entra no quarto também são muito importantes para que você consiga se desligar totalmente, descansar de verdade e diminuir o estresse. 

❯ Tenha um diário

Quando vivenciamos um pico de estresse, saímos do controle e vemos a realidade sob outra ótica. Afinal, nosso organismo foi bombardeado por diversos hormônios, como o cortisol. Escrever em um diário pode ajudar e muito. Escrever sobre as experiências irá ajudá-lo a processá-las mais rapidamente. Escreva sobre os episódios que causaram tamanho estresse e ansiedade, mas também escreva as coisas boas que aconteceram em seu dia. 

Todos prontos? Agora é só vestir a roupa de academia, colocar o tênis no pé e começar se exercitar em casa! 💪

Saiba como aproveitar o tempo em casa para decorar os ambientes