Por Hana Pedrosa
Do RioMar Recife
O Circuito do Café RioMar, que encerra hoje (25), celebrou nessa sexta-feira o Dia Nacional do Café – 24 de maio – com um bate-papo com o jornalista, barista e especialista Romoaldo de Souza, na Praça de Alimentação, no Piso L3 do RioMar Recife. O evento, que começou às 19h, reuniu diversos fãs de café para um bate-papo recheado de dicas e histórias envolvendo o grão. Sendo assim, se acomode, peque sua xícara para tomar um cafezinho e venha conferir como foi essa noite especial.
A conversa com Romoaldo foi marcada por dicas de como tomar a bebida da melhor forma possível, além de conhecimentos sobre o surgimento do café. Entre as dicas, o especialista destacou que “bebidas envolventes, como o café e o vinho, devem ser tomadas em recipientes transparentes (como um copo de vidro)”. Outro grande aprendizado da noite foi dado pelo barista convidado, Jonathan, que contou que “o café especial é bem selecionado, secado da forma correta e colhido de forma madura”.
Ainda, em diversos momentos era possível ouvir os coffee lovers contarem histórias de suas vidas destacando a presença do café, expondo, assim, a importância que essa bebida tem para eles. Romoaldo ressaltou, inclusive, que essas belas histórias do público fazem parte do seu dia a dia, sendo contadas através de seu programa há 16 anos: o Café & Conversa.
A noite foi pra lá de especial, marcada pela presença de grandes amigos e artistas importantes. Exemplo disso foi o querido Leopoldo Nóbrega, artista criador do Galo da Madrugada 2024, que compareceu e presenteou Romoaldo com uma bela xícara de café. Ainda, Novinho da Paraíba, cantor forrozeiro e sanfoneiro, também declarou sua paixão: “o café é para nós como a água é para o corpo”. Além deles, Jota Michilis, grande compositor pernambucano, também ouviu e comentou sobre a bebida em destaque nessa noite.
E depois de uma vida inteira marcada pela presença do café, Romoaldo de Souza não podia ter ideia melhor! Ele participou da produção de um café, com notas de cereja, caramelo e frutas vermelhas, feito no Cerrado de Minas Gerais, assinou a obra e pôs o nome do seu programa “Café & Conversa” como a marca do café.
Assim, a noite foi finalizada com… café. Os amantes da bebida puderam tomar um cafezinho preparado na hora pelo barista Jonathan enquanto se despediam da conversa prazerosa e envolvente.