Cia Athletica: saiba os benefícios de ter um corpo hidratado
Foto: Getty Images

Cia Athletica: saiba os benefícios de ter um corpo hidratado

Atualizada em 14 de maio de 2022.

Você sabia que o corpo humano necessita, em média, de 2,5 Litros de consumo diário de água para funcionar bem, mas que toda essa quantidade não é provida apenas de líquidos? Pois bem, é que aproximadamente meio litro de água deve ser extraído das refeições que fazemos diariamente. Vamos explicar como toda essa dinâmica funciona e o motivo pelo qual a hidratação é tão importante para a nossa rotina na academia e como o consumo de determinados alimentos podem agregar para que nosso organismo esteja sempre hidratado.

Limão: como aproveitar os benefícios da fruta

IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

A nossa composição corporal possui cerca de 60% de água. A ingestão adequada do líquido está diretamente ligada ao bom funcionamento todas as reações químicas do organismo humano. Essas reações, por sua vez, são responsáveis por auxiliar no transporte de nutrientes e oxigênio, além da regularem a temperatura corporal.

Uma hidratação correta é fundamental para todos, mas ainda mais essencial para praticantes de atividade física. Uma vez que, além de manter o corpo sempre saudável, é capaz de evitar lesões e doenças.

CUIDADOS COM A HIDRATAÇÃO

Por mais que a água seja vital para saúde, é importante ressaltar que tudo que é ingerido em excesso é prejudicial para o nosso corpo. Dessa forma, exagerar na ingestão de água pode comprometer o desempenho durante os exercícios, resultando em mal-estar, vômitos, dores de cabeça, entre muitos outros sintomas negativos.

Além disso,  nem sempre a água pura é o ideal para consumo. Após atividades físicas longas, aquelas com mais de uma hora de duração, ou então exercícios que exigem muita intensidade, o ideal é que a hidratação do corpo seja realizada com isotônicos ou água de coco.

Fonte: Cia Athletica