Por Luana Monteiro
Do RioMar Recife
No mês do Carnaval, uma viagem pela história, repleta de personagens, ritmo, mitos, danças, território e sincretismo religioso. Em outras palavras, um convite para você conhecer mais – e se encantar – por uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil, o Maracatu Rural. Essa é a homenagem que a Mostra Cultural – A Magia do Canavial acaba de trazer para o Piso L3 do RioMar Recife. Tudo contado através de fotografias, indumentárias, adereços e textos distribuídos em painéis e objetos de ambientação criados especialmente para a mostra.
A região da Zona da Mata Norte de Pernambuco apresenta uma grande diversidade cultural. Sua história, em particular a formação econômica e social da região, que reúne várias etnias, costumes e tradições, deu forma a uma população com uma cultura singular. E o Maracatu Rural se apresenta como ícone entre elas. Muitas das manifestações populares da região foram criadas no imaginário dessas comunidades que viviam dentro dos engenhos e usinas trabalhando no corte, colheita e produção da cana de açúcar.
A partir de suas concepções de vida, na realidade de escravidão a que eram submetidas, e do convívio entre diversas culturas reunidas numa condição humana precária, foram dando origem a costumes e culturas específicas. Transformando e recriando a dureza da vida real, na diversão e beleza do imaginário popular: com os brilhos e ritmos das brincadeiras.
O projeto tem concepção e curadoria de Afonso Oliveira, com coordenação de Ângelo Filizola. O projeto expográfico e designer é de Carla Gama.