As mulheres brasileiras dedicaram 73% a mais de horas a cuidados de pessoas ou afazeres domésticos do que os homens em 2016. E dividem esses cuidados com o trabalho fora de casa, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No entanto, a desigualdade acaba virando um desafio que estimula ainda mais a criatividade das mulheres. “A criatividade depende de estímulos e desafios. As mulheres vivem em um ambiente desafiador, muitas vezes de desigualdade. Ela lida com muitas coisas ao mesmo tempo (casa, trabalho, filhos…) e, quanto mais múltiplo você é, mais você tem insights”, a frase é de Martha Gabriel, autora do best seller “Marketing na Era Digital”, que irá falar no evento RioMar Entre Elas sobre Inovação e Criatividade.

Antes do evento, que acontece nesta terça-feira (13), Martha conversou com o Viva RioMar e deu algumas pistas do que irá abordar.

Inovação x tempo

Para não ficar ultrapassado, é preciso fazer inovação contínua. Para isso, é preciso duas coisas: prestar atenção no público e incentivar internamente a criatividade para gerar ideias. Para fora, o público. Para dentro, uma cultura de criatividade e de inovação com metodologia ágil.

Inovação x invenção

A invenção é uma forma disruptiva de inovação. A invenção tende a ser disruptiva porque não existia antes e passa a transformar.  A inovação é complementar à invenção.

Criatividade x regras

Para ser criativo, é preciso fazer diferente do que o seu paradigma já faz. A criatividade é ir além do limite. Ser criativo, é pensar fora do seu paradigma, fora da regra que todo mundo pensa. É pensar dentro da caixa para identificar que regras você vai precisar quebrar para, depois, pensar fora da caixa.

RioMar Entre Elas

Um evento voltado para debater questões do universo feminino pontuadas pelas próprias mulheres. Pelo segundo ano consecutivo, é realizado em março, quando se comemora o mês da mulher, o evento RioMar Entre Elas. No encontro, serão debatidos temas como inovação e criatividade, empreendedorismo e empoderamento feminino.

Nomes de peso em cada área como Martha Gabriel, a atriz Zezé Motta, a blogueira Rayza Nicácio e as empreendedoras pernambucanas Dona Coxa e Joana Lira estarão presentes. Será no dia 13 de março, a partir das 18h, no Teatro RioMar. Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia) e já estão à venda na bilheteria do teatro e também online.

Joana Lira, Entre Elas: os traços de uma artista livre

Rayza Nicácio, Entre Elas: cachos empoderados

Zezé Motta, Entre Elas: uma história de superação

Dona Coxa, Entre Elas: um sucesso no entorno do RioMar