Por Jussara de Paula*

Quando cuidamos e fazemos o bem aos outros e ao mundo, isso nos traz como retorno muitos benefícios. Além da importância de zelar pelo lugar onde convivemos e viveremos no futuro, praticar algumas atitudes a favor do meio ambiente pode nos fazer economizar dinheiro, melhorar os locais que frequentamos favorecer a nossa saúde e tornar a vida mais simples.

Somos bilhões de pessoas no mundo, mas temos apenas o planeta terra para habitar. Ainda não há outra opção para viver em outro local e, mesmo assim, muita gente não se importa. Graças a essa postura, estamos vendo inúmeras catástrofes acontecerem, inclusive bem próximas de nós. Apesar disso, podemos evitar que as coisas piorem, construindo e preservando as boas que já existem. Algumas atitudes trarão resultado imediato, outras, infelizmente impactarão no futuro próximo. Vamos adotar uma ou mais atitudes para melhorar o mundo? Aí vão algumas ideias:

1. Plantar uma árvore por ano
Existem aqueles deveres que você precisa fazer todo ano: exames médicos, tomar vacinas, declarar imposto de renda, doar sangue, são alguns exemplos. Que tal incluir nessa lista plantar a semente de uma árvore em um lugar que precise?

2. Não desperdice comida
Racionalize as compras no supermercado para não adquirir produtos em grandes quantidades e com datas de vencimento próximas. Cozinhe menos para que não estrague e você precise jogar fora.

3. Desligue a torneira ao escovar os dentes e se barbear
Em menos de 1 minuto, você evita desperdício e ainda se educa, no uso racional desse recurso.

4. Separe o lixo reciclável
É só separar uma lixeira destinada para esse fim. Simples!

5. Usar menos o carro
Na sua vizinhança, condomínio ou trabalho, proponha o uso da carona coletiva e rotativa. Imagina como o trânsito melhoraria se todo mundo fizesse isso?

6) Apagar as luzes que os outros deixaram acesas
O que pode parecer chato para alguns, para quem faz é um ato de orgulho para a economia e o planeta.

7. Cultivar uma horta em casa
Que tal ter a praticidade de temperos e legumes fresquinhos , livres de agrotóxicos na sua casa e dar aquele charme aos seus pratos? Além disso, é uma atividade relaxante e os vasinhos deixam a sua casa mais bonita e cheirosa.

8. Recusar sacolinhas plásticas sempre que puder
Avalie a oportunidade de toda vez que comprar algo, guardar dentro da bolsa ou segurar na mão. Em caso positivo, recuse a sacolinha e opte pelas sacolas reutilizáveis de pano ou outros materiais, as chamadas ecobags.

9. Usar o recurso de desligamento automático da TV
Deixá-la ligada enquanto você não utiliza é um enorme gasto de energia.

10. Usar pilhas recarregáveis
Poupe o seu dinheiro e diminua a produção de lixo eletrônico.

11. Não crie justificativas para jogar lixo na rua
Essa dica seria dispensável se isso para alguns fosse tão comum… então, ela ainda é, infelizmente, necessária. Ande com uma sacolinha no carro, segure nas mãos, guarde nos bolsos, mas não o jogue no espaço público, que também é de sua responsabilidade

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.