Por Jussara de Paula*

É sabido que o planeta está em risco pelo mau uso dos recursos naturais. Diante desse quadro, é papel de todos adotar ações de sustentabilidade, o que se torna urgente para garantia de um presente e um futuro melhor para conservação do meio ambiente.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a sustentabilidade é um estilo de vida que é e pode ser realizado em todos os aspectos. Da escolha dos alimentos até mesmo no trabalho, desde as grandes ações até as pequenas, podem ser causas de impacto muitas vezes significativos. E nem precisa de tanto investimento. Vamos começar?

  1. Evite o desperdício de energia elétrica. Atente sobre a necessidade de desligar os aparelhos que não estão em uso. Deixar as luzes acesas traz um alto gasto de energia elétrica, sendo prejudicial ao planeta.
  1. Repense a utilização da água. Esse recurso natural tão precioso constitui 70% do nosso corpo, além de manter e garantir a sobrevivência de inúmeras espécies (plantas e animais) e fazer parte da nossa rotina. Desta maneira, ações cotidianas como escovar os dentes, abrindo somente para o enxágue da boca e da escova dental, podem representar uma economia significativa na manutenção da disponibilidade e qualidade da água, por exemplo.
  1. Habitue-se a reciclar, descartando corretamente os resíduos sólidos; a reaproveitar papéis, restos de alimentos e repensar a utilização de plásticos em sua rotina. Procure a prefeitura da sua cidade para contribuir nesta ação. Muitas delas já possuem canais de comunicação para recolhimento e destinação adequada destes e de outros  materiais. Lembre-se de que o termo “jogar fora” não existe em nível planetário.

Colocar em ação estas práticas em todos os espaços de convivência proporciona um engajamento e um olhar diferenciado na responsabilidade e cuidado com o planeta.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.