Para transformar o planeta em um lugar saudável para todos, incluindo todas as formas de vida, desde a grama do jardim até as baleias nos oceanos, é preciso agir, hoje, pensando no amanhã. É por isso que o RioMar Recife possui uma série de premissas socioambientais, que atuam no gerenciamento responsável dos recursos naturais. Em abril, o mall lançou o Manifesto de Sustentabilidade Grupo JCPM, com o posicionamento “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”.

Várias atividades para celebrar a Semana do Meio Ambiente

Desta terça-feira (5), dia em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, até o dia 12, várias atividades vão reforçar, mais uma vez, esse compromisso. Entre as ações, o concurso cultural “Água: Juntos, vamos preservar”; uma exposição assinada pela artista visual Joana Lira e um painel interativo.

A relação com o meio ambiente foi concebida desde o momento em que o empreendimento era apenas um projeto no papel. Todo esse cuidado foi responsável por torná-lo o primeiro centro de compras da América Latina a receber a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) de Construção Sustentável, reconhecida internacionalmente.

» Pedale mais pela sustentabilidade

» Mais carona pela sustentabilidade

» Mais transporte coletivo pela sustentabilidade

» Caminhe mais pela sustentabilidade

Além disso, o mall permite aos visitantes conhecer sua estrutura por dentro, como também presenciar na prática os princípios sustentáveis adotados. O programa Visitas Guiadas, criado pela área Socioambiental do RioMar,  é conduzido por jovens moradores dos bairros do Pina e Brasília Teimosa. É uma oportunidade gratuita para o público obter informações exclusivas, conhecendo os bastidores do mall, como corredores e áreas técnicas e a central de reciclagem, por exemplo.

Dentre as principais práticas estão:

» Monitoramento dos níveis internos de CO2 para tratamento e controle do volume de ar externo de renovação em função da ocupação do shopping;

» Captação da água da chuva na cobertura do edifício, utilizada nos sistema de irrigação dos jardins;

» Recolhimento da água de condensação do sistema de climatização e reutilização nas torres de resfriamento com economia de aproximadamente 25% da água consumida;

» Esgoto a vácuo, que possibilita redução de mais de seis milhões de litros de água, comparado a um sistema convencional;

» Redução de custos de energia em comparação ao sistema convencional em até 70% entre 10h e 17h, devido à utilização de arquitetura biodinâmica, diminuindo a irradiação de calor para dentro do ambiente e englobando o empreendimento a paisagem local;

» Parceria com cooperativa de catadores na gestão da Central de Recicláveis, que segrega mensalmente cerca de 75 toneladas de materiais recicláveis e resíduos orgânicos para compostagem e produção de adubo utilizado nos jardins do RioMar.

Confira na íntegra o que diz o Manifesto de Sustentabilidade Grupo JCPM:

» Pensar no amanhã sustentável, hoje.

A oportunidade de mudar o futuro começa agora, afinal cada passo que damos define o caminho com o futuro sustentável da humanidade.

» Estamos fazendo hoje, pelo futuro de todos nós.

Somos sustentáveis quando trabalhamos juntos e agimos dia a dia com o pensamento que nos leva a envolver pessoas, meio ambiente, criatividade e hospitalidade.

» O que podemos fazer pela sustentabilidade ambiental, juntos?

Racionalizamos recursos naturais e materiais, reduzimos nosso consumo de energia e nos preocupamos com processo de produção, operação e descarte de resíduos gerados diariamente pelos nossos empreendimentos.

» O exemplo começa com a nossa atitude, hoje.

Compreendemos que somos todos protagonistas do coletivo, capazes de construir uma sociedade que se completa e respeita o outro e a natureza.

» Construir juntos um amanhã sustentável ainda melhor.

Dialogar constantemente com nossos fornecedores, colaboradores e empresas parceiras buscando soluções inovadoras, poderemos alcançar a melhoria continua de nossas atividades.