Remodelando escolhas: descartáveis que podem ser evitados

Remodelando escolhas: descartáveis que podem ser evitados

Por Jussara de Paula*

Uma área onde caberiam 13,8 milhões de pessoas. Assim são os resultados da geração de resíduos sólidos no Brasil, que produz atualmente cerda de 79,9 milhões de toneladas por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A boa notícia é que já existem medidas que podem contribuir para diminuição desses resultados. Para tanto, o primeiro passo é deixar de utilizar produtos não sustentáveis.

Consumo e sustentabilidade

Ao entender a origem de determinado produto e de como ele pode ser mais bem utilizado, é possível fazer a relação da sua responsabilidade planetária. Com isso, a aquisição se torna mais consciente e valorizada.

Apresentamos alguns produtos descartáveis comuns no dia a dia das pessoas que podem ser substituídos por opções menos prejudiciais ao meio ambiente. Será que você utiliza alguns deles?

1) Papel alumínio e Plástico Filme: substitua por uma travessa ou panela com tampa resistente a altas temperaturas, para que possa levar ao forno ou micro-ondas.

2) Panos de limpeza, flanelas descartáveis e toalhas de papel:panos de microfibra ou algodão são ótimas opções ,já que podem ser lavados e usados diversas vezes.

3) Pratos, copos e talheres descartáveis: lavar a louça requer um esforço, que poder ser compensado numa boa conversa, durante a atividade. Isso vale a pena, além de evitar que estes materiais descartáveis sobrecarreguem aterros e outros locais, colocando em risco a biodiversidade. Desta forma, prefira os utensílios reutilizáveis.

4) Sacolas plásticas descartáveis ou de papel: práticas e charmosas, as sacolas reutilizáveis ( Ecobags) são uma boa pedida. Utilize também caixas de papelão.

5) Lâminas de barbear descartáveis: adquira um aparelho de barbear reutilizável, que só precise trocar a lâminas

6) Fraldas descartáveis:  experimente as fraldas de pano, que estão de volta ao mercado em versões mais práticas, bonitas e sustentáveis.

7) Pilhas não recarregáveis: invista nas versões recarregáveis e ainda economize dinheiro em longo prazo.

8) Toalhas de mesa descartáveis: as de pano são mais bonitas e só necessitam de água e sabão.

9) Água engarrafada: Instale um filtro de água em sua torneira e leve uma garrafinha reutilizável na bolsa.

10) Canudo: com a adesão de milhares de pessoas contra a poluição das águas usar canudos plásticos tornou –se um dos principais problemas a serem  combatidos. Faça sua parte adquirindo as versões de vidro ou alumínio.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário