Praticar para começar: como manter sua geladeira sustentável

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Pixabay

Por Jussara de Paula*

Um dos grandes desafios da vida moderna é conseguir manter a casa em ordem. Afinal, com a rotina de trabalho, família e estudos, a arrumação do lar acaba ficando em último plano muitas vezes. Um dos cômodos que mais padece com a desorganização é a cozinha, por ser utilizada todos os dias.

Manter os utensílios, sobretudo a geladeira organizados é um desafio para quem tem um dia a dia cheio de tarefas. Mas, com algumas práticas, é possível deixar tudo muito bem adequado dentro do refrigerador, evitar a perda de alimentos e, principalmente, seguir as premissas da sustentabilidade. Assim, conservar a geladeira em ordem não só ajuda a prevenir o desperdício de comida, como também traz benefícios para o seu bolso, pois a organização aumenta a eficiência do aparelho. Desse modo, ele passa a não exceder o consumo de energia para conservar tudo o que há nas prateleiras e gavetas, e você economiza na conta de luz.

O primeiro passo para organizar seu refrigerador é uma limpeza geral. Utilize produtos neutros e biodegradáveis como água e sabão, respectivamente. Retire todos os produtos e jogue fora o que estiver estragado ou fora do prazo de validade. As embalagens de plástico podem ser lavadas e entregues para a reciclagem. Restos de alguns alimentos como legumes e verduras podem ser transformados em adubo, através da compostagem. Após a limpeza , para a primeira prateleira , dê prioridade aos produtos que necessitam de baixa temperatura: carnes, frios, leite e derivados, como queijos e iogurtes.

Na prateleira seguinte, coloque ovos e frutas que contenham grande quantidade de água, como melancia e pera. Lembre-se de higienizar bem os produtos e guardar em embalagens de vidro, por exemplo, pois isso evita a contaminação dos alimentos e previne odores desagradáveis dentro do eletrodoméstico.

Nas últimas prateleiras e no gavetão, acomode verduras, legumes e frutas que não precisam de uma refrigeração intensa. Comidas que serão descongeladas também podem ser colocadas na parte de baixo. Assim, você acelera o processo sem deteriorar o alimento.

Na porta da geladeira, organize bebidas e condimentos. Molhos, creme de leite e outros itens enlatados devem ser retirados da embalagem original antes de irem para a geladeira, pois o metal tende a oxidar e estragar o conteúdo.

Essas atitudes iniciam um convite aos princípios da sustentabilidade e uma maneira diferente de sua prática na mudança positiva de mundo que se tanto deseja, aliando economia, conscientização e corresponsabilidade planetária.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Alimentação sustentável: conhecendo e consumindo novos sabores



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *